Guia para começar a investir usando o Nubank, Banco Inter ou C6 Bank

Pontos-chave
  • Investidores iniciantes e veteranos encontram inúmeras opções de investimentos
  • Todo o processo é feito no app de cada fintech, facilitando para o investidor
  • O Inter possui o maior portfólio de investimentos

Os investimentos estão se tornando cada vez populares entre os brasileiros. Com isso, os bancos digitais passaram a oferecer opções de investimentos para seus usuários. Confira o que o Nubank, Inter e C6 Bank têm a oferecer.

Nubank

Em abril, o Nubank anunciou seus primeiros fundos de investimento na tentativa de rentabilizar a base de cerca de 35 milhões de clientes em todo o país.

O banco digital passou a oferecer três categorias multimercados: Seleção Cautela, Seleção Equilíbrio e Seleção Potencial.

Cada uma delas é composta por cotas de outros fundos do mercado e que contém ativos de renda fixa, ações dentro e fora do Brasil, índices ouro e dólar, segundo diferentes tipos de perfis de risco. As aplicações se iniciam em R$1.

As taxas de administração ficam entre 0,3% a 0,5% ao ano de acordo com a carteira, além das taxas cobrado pelos administradores das carteiras que integram estes fundos.

Para investir é só ir na seção Investimentos no app do Nubank.

  • NuInveste 

Após a compra da Easynvest pelo Nubank, a fintech passou a oferecer opções de investimentos mais complexos. 

Recentemente, foi anunciado o início da oferta de produtos de renda fixa dentro da plataforma. Num primeiro momento, os usuários podem investir em CDBs (Certificado de Depósito Bancário) pós-fixados de instituições financeiras ligados ao CDI.

Uma curadoria do time de Gestão de Ativos do Nubank está cuidando dos CDBs ofertados no aplicativo. Eles fazem uma pré-seleção de até cinco produtos que podem ser alterados todos os dias.

A finalidade é escolher as melhores opções a cada dia que estão disponíveis no mercado. Com isso, os clientes sempre terão a melhor opção de rendimentos, o que facilita a tomada de decisão.

Todos os CDBs ofertados pelo Nubank são distribuídos através da plataforma Nu Invest. 

Os CDBs podem ter liquidez de 6 meses, 12 meses, 18 meses, 24 meses e 36 meses, e as aplicações podem ser efetuadas a partir do saldo disponível na conta do Nubank. A taxação engloba o Imposto de Renda regressivo, de 22,5% a 15%, e IOF para retiradas até o 30º dia.

Um dos grandes diferencias é que a corretora não irá cobrar taxas para ativos de renda fixa e ações

Para investir é necessário baixar o aplicativo NuInvest, disponível para celulares Android e iOS.

Inter 

O Inter possui o maior portfólio de investimentos. Desta forma, é possível investir em CDB, LCI, LCA e em renda variável.

Para investir, abra o aplicativo do Inter e clique em Investimentos. Serão apresentadas uma série de opções e ao selecionar a que mais te agrada, transfira o dinheiro que está na em sua conta Inter para o setor de investimentos.

Faça as movimentações de acordo com o tipo de aplicação que escolheu, e aguarde a rentabilidade.

Antes de investir, defina qual a razão do investimento e sua meta:

  • De ate 2 anos: investimentos de curto prazo
  • De 2 a 5 anos: investimentos de médio prazo
  • Mais de 5 anos: investimentos de longo prazo

Após isso, defina qual é seu perfil de investidor, conservador, moderado ou arrojado. Desta forma, definindo a data é possível saber qual momento que você está como investidor e diz respeito ao risco que você está disposto a correr.

C6 Bank 

Os investimentos no C6 são feitos através do próprio aplicativo. Tudo é feito de forma fácil, prática e intuitiva. 

É possível encontrar produtos para os mais variados tipos de perfil. Os interessados tem a disposição opções a partir de R$1 até produtos voltados para investidores qualificados. O banco e a corretora ficam no mesmo aplicativo.

A fintech possui investimentos em Renda Fixa, Previdência Privada, Fundos de Investimento e Bolsa de Valores. Sobre a Renda Fixa, ela é recomendada para quem pretende criar uma reserva de emergência ou para quem tem perfil mais conservador e quer rentabilidade acima do CDI.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.