Reforma da Previdência aprovada em São Paulo; o que vai mudar?

Reforma da previdência é aprovada em São Paulo. Nesta quinta-feira (11), os parlamentares se reuniram para validar o texto do projeto que reconfigura o funcionalismo público do município. Com 37 votos favoráveis e 18 contrários, a medida deverá ser implementada em 2022.

A reforma da previdência de São Paulo acaba de ser aprovada pelos parlamentares. Após uma série de sessões extraordinárias, o programa deverá ser implementado afetando cerca de 63 mil aposentados.

Detalhes da reforma da previdência

Segundo o texto, quem ganha mais que um salário mínimo passará a contribuir com uma alíquota de 14%. Atualmente esse percentual só é descontado para os servidores com uma renda acima de R$ 6.433.

Quem estiver acima do piso nacional poderá a ter uma alíquota de 22%. Com isso, a prefeitura espera que seja resolvido um rombo previdenciário de R$ 171 bilhões, equilibrando assim as contas públicas.

Os servidores contrários à medida, no entanto, afirmam que haverá prejuízo a quem já ganha salários baixos.

Vereadores se posicionam contra a medida

A medida vem repercutindo negativamente entre os agentes públicos e demais servidores. O vereador Delegado Palumbo (MDB), afirmou que a proposta prejudicará os mais pobres.

“Sou casado com uma professora, meu pai é professor, eu sou funcionário público e me recuso a votar contra os meus irmãos de arma, os GCMs. Querem jogar todos os déficits da previdência em cima dos funcionários públicos. Você taxar uma pessoa que ganha um salário mínimo é uma covardia. O prefeito é do meu partido, mas eu não sou obrigado a obedecer a partido político e político nenhum”, afirmou.

De acordo com a vereadora Silvia Faria, da Bancada Feminista do PSOL, que é funcionária pública municipal, o modelo não deveria ser aceito pelos parlamentares.

“É um projeto que quer taxar aposentados e pensionistas, todos os aposentados em 14% dos seus salários, ou seja, um confisco salarial. Além disso, libera para que o prefeito aumente para além dos 14% a alíquota de contribuição. E o mais terrível de tudo é que separa em dois fundos a Previdência colocando os novos na previdência por capitalização, que é uma coisa que não deu certo. Aplicaram no Chile e lá hoje o aposentado recebe 30% do seu salário, além do que causando um enorme problema social para os mais idosos”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.