Saque aniversário do FGTS fica mais vantajoso a partir desta quarta-feira (10)

Os trabalhadores optaram pelo Saque aniversário do FGTS nascidos entre setembro e novembro já podem sacar a quantia. Porém, aqueles que deixaram para retirar o valor a partir desta quarta-feira (10) recebem com a correção de juros do mês.

Saque aniversário do FGTS fica mais vantajoso a partir desta quarta-feira (10)
Saque aniversário do FGTS fica mais vantajoso a partir desta quarta-feira (10) (Imagem: montagem/FDR)

O Saque aniversário do FGTS é pago ao trabalhador que opta por essa modalidade até o fim do mês de seu aniversário. Após isso é possível solicitar o pagamento, mas o pedido só será atendido no ano seguinte.

O Saque aniversário do FGTS é disponibilizado no mês de aniversário do trabalhador, sendo que pode ser sacado em até dois meses consecutivos. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse a plataforma escolhida;
  • Clique em “Meu FGTS”;
  • Selecione a opção “Saque-aniversário”;
  • Em seguida, leia e concorde com os termos e condições;
  • Por fim, clique em “aderir Saque-aniversário”.

Caso não ocorra o saque desse recurso ele retorna automaticamente para a conta no FGTS. Porém, é aconselhável esperar até o último mês disponível e a partir do dia 10 para sacar a quantia, já que será recebida a correção de juros do mês.

É importante lembrar que os trabalhadores que aderem ao Saque aniversário do FGTS não têm direito ao saque-rescisão. Dessa maneira, só será recebida a multa de 40% sobre o valor do Fundo de Garantia do último contrato.

Para ter acesso novamente ao saque integral é preciso esperar dois anos após a última data de adesão ao saque-aniversário. As únicas exceções são em caso de doenças graves, aposentadoria, falecimento do titular, aquisição da casa própria e demais situações previstas em lei.

Calendário do Saque aniversário do FGTS

O pagamento do saque ocorre de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do cidadão. O pagamento deste ano iniciou no mês de abril e seguirá até fevereiro do próximo ano. Veja abaixo todas as datas:

Mês de aniversário Liberação do saque aniversário do FGTS
Janeiro e fevereiro 01 de abril a 30 de junho
Março e abril 03 de maio a 31 de julho
Maio e junho 01 de junho a 31 de agosto
Julho 01 de julho a 30 de setembro
Agosto 02 de agosto a 31 de outubro
Setembro 01 de setembro a 30 de novembro
Outubro 01 de outubro a 31 de dezembro
Novembro 01 de novembro a 31 de janeiro de 2022
Dezembro 01 de dezembro a 28 de fevereiro de 2022

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.