Por que é mais vantajoso esperar até o dia 10 para receber o saque aniversário do FGTS

O saque aniversário do FGTS está disponível desde o mês de julho do ano passado. Durante este período, a Caixa Econômica Federal (CEF) tem disponibilizado quantias para os trabalhadores todos os meses. 

Apesar da necessidade ou apenas a ansiedade para obter determinada quantia, recomenda-se que os trabalhadores esperem até o dia 10 de cada mês para efetuar o saque.

Embora muitos não saibam os valores depositados pelas empresas nas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) rendem perante algumas taxas de juros.

Perante a lei, o FGTS se submete a um rendimento de 3% ao ano. Porém, todo dia 10 de cada mês as contas são contempladas pela atualização monetária. É justamente este procedimento que permite aos trabalhadores a aquisição de uma parte dos lucros do fundo, seja pelo saque integral ou saque aniversário do FGTS

No final do mês de agosto, a Caixa Econômica pagou R$ 8,5 bilhões referente aos lucros do ano-base 2020 distribuídos entre cerca de 51 milhões de trabalhadores. O rendimento liberado para cada trabalhador considerou o valor em cada conta até o dia 31 de dezembro de 2020. 

Segundo a Caixa Econômica, aproximadamente, 10 milhões de trabalhadores optaram pelo saque aniversário do FGTS até o momento. Esta modalidade permite que o trabalhador retire até 50% do saldo do FGTS uma vez ao ano, no mês de aniversário e no seguinte. 

Mas é preciso se atentar, pois quem opta pelo saque aniversário do FGTS, automaticamente abre mão da retirada integral ou de rescisão como também é conhecida, em caso de demissão sem justa causa.

Por outro lado, mesmo que não possa obter a quantia total se for dispensado, o trabalhador ainda tem direito a receber a multa de 40% sobre o valor depositado na conta ativa.

Para quem não sabe, o FGTS possui contas ativas e inativas para todas as modalidades. A conta ativa se refere ao vínculo empregatício atual, enquanto as inativas consistem em empregos antigos, que podem ou não ter sido esvaziadas de acordo com a situação de dispensa de cada trabalhador. 

É importante lembrar que o saque aniversário do FGTS não é uma modalidade, aqueles que desejarem, devem oficializar a adesão a este modelo por meio do internet banking da Caixa, pelo site do banco, em uma agência bancária ou pelo aplicativo do FGTS. 

Calendário do saque aniversário do FGTS

Mês de aniversário Início do pagamento Data limite para saque
Janeiro 4 de janeiro 31 de março
Fevereiro 1º de fevereiro 30 de abril
Março 1º de março 31 de maio
Abril 1º de abril 30 de junho
Maio 3 de maio 31 de julho
Junho 1º de junho 31 de agosto
Julho 1º de julho 30 de setembro
Agosto 2 de agosto 31 de outubro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.