CAIXA, Bradesco, Santander e BB devem flexibilizar horário de funcionamento

Após quase dois anos funcionando em horário reduzido por conta da pandemia, as principais agências bancárias do país retomaram suas atividades em seu horário habitual. Valendo para Caixa Econômica, Bradesco, Santander e Banco do Brasil. 

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos podem funcionar das 10h até 16h.

Durante a pandemia, a Febraban orientou as instituições que o atendimento bancário fosse realizado das 9h às 14h, sendo o período das 9h às 10h reservado ao grupo de risco da covid, como idosos e gestantes. 

Agora, com a reabertura da economia e a flexibilização do isolamento social, a entidade permitiu que cada banco defina o seu horário de funcionamento. 

Por meio de nota, a federação informou que cada uma das instituições financeiras são diferentes, por conta disso “não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia”, informou.

A federação informou que o retorno ao trabalho presencial deveria ocorrer apenas quando 70% da população brasileira estiver totalmente imunizada contra a covid-19.

Horário dos bancos

  • Santander: retomou o horário das 10h às 16h em 1º de outubro; 
  • Caixa: retomará o horário tradicional em 23 de novembro. O banco abre das 10h às 16h na maior parte do país, mas em alguns locais abre às 9h;
  • Itaú: mantém o horário das 9h às 14h, com a 1ª hora reservada a aposentados e pensionistas;
  • Banco do Brasil: continua funcionando das 10h às 14h, abrindo às 9h em algumas praças para o atendimento do grupo de risco à Covid;
  • Bradesco: mantém o horário das 10h às 14h, abrindo às 9h para o atendimento exclusivo dos público prioritário e às 8h em dias de pagamento do INSS.

Funcionamento dos bancos digitais

No período da pandemia, os brasileiros acabaram migrando para o uso de canais digitais para a realização de transações bancárias sem sair de casa. 

A Febraban afirmou que continua sendo um mecanismo importante para evitar a concentração de pessoas nas agências bancárias.

“O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) está disponível e oferece praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, afirmou a Febraban.