Cerca de cinco mil beneficiários do Programa Prato Cheio estão relatando problemas para utilizar o cartão no momento da compra dos alimentos. A falha é resultado de um problema técnico na processadora que já está sendo sanado pelas equipes responsáveis.
O programa Prato Cheio beneficia 38.187 famílias em situação de vulnerabilidade social do Distrito Federal. Cada contemplado recebe um crédito de R$ 250 no cartão magnético que deve ser usado para a compra de alimentos.
O programa tem como objetivo garantir a segurança alimentar das famílias mais pobres. O custo total do Cartão Prato Cheio será de R$ 8 milhões para o GDF. As famílias beneficiadas são acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) informou que os beneficiários que estiverem com problemas no cartão devem deve ir à mesma agência bancária do BRB na qual fizeram a retirada e solicitar a troca.
O BRB informou que o problema com o cartão do programa Prato Cheio é resultado de um a falha técnica. Porém, segundo a instituição bancária, o contratempo já está sendo resolvido pelas equipes responsáveis.
A Sedes-DF informou que os beneficiários foram comunicados por ligação telefônica e SMS da possibilidade de troca dos cartões com defeitos. Para fazer a troca não é necessário agendamento e o procedimento ocorre de forma rápida.
Para a troca, os beneficiários devem levar o cartão defeituoso e um documento oficial de identificação. As agências do BRB estão funcionamento das 9h às 14h. Porém, as localizadas nos shoppings funcionam das 10h às 14h. Já os correspondentes bancários funcionam das 8h às 17h
O crédito de R$ 250 do Programa Prato Cheio foi depositado no dia 26 para as 38.187 famílias beneficiadas. A Sedes-DF informou que as famílias que receberam a sexta e última parcela do benefício precisam agendar um novo atendimento nas unidades socioassistenciais.
Com isso, as famílias passarão por uma reavaliação da situação socioeconômica. Para realizar o agendamento, basta ligar para o número 156. Porém, outra possibilidade é fazer o agendamento pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Após receber o novo cartão será necessário realizar o desbloqueio do mesmo. Esse procedimento pode ser feito diretamente no banco ou por meio da Central de Atendimento, no telefone 3029-8440.