Dicas práticas para sair das dívidas ainda em 2021 e começar 2022 no azul

A pandemia da COVID-19 complicou a situação financeira de grande parte da população brasileira. Por conta disso, muitas pessoas estão com dívidas e querem encerrar 2021 livre delas. Confira alguma dicas especiais que podem te ajudar a entrar no ano novo sem dívidas antigas.

Anote todos os gastos mensais

Para conseguir controlar suas despesas, sempre anote tudo em um caderno ou planilha.

Desta forma você terá uma visão completa de onde o seu dinheiro está sendo gasto. Isto também te ajuda a não se perder em meio a tantos pagamentos que devem ser feitos.

Envolva os familiares 

Neste momento é importe contar com a colaboração da família no processo de organização de despesas. Cada morador da casa casa pode trazer idéias de como  reduzir as contas ou obter mais dinheiro, através de um trabalho extra ou da venda de artigos que não são mais usados.

Evite os gastos desnecessários 

Neste momento de ajuste de despesas, verifique de que forma você pode economizar.

Não menospreze pequenas economias como apagar a luz ao sair de um cômodo, tomar banhos mais rápidos, utilizar o chuveiro na posição verão e juntar uma maior quantidade de roupas antes de lavar.

Cada família possui um estilo de vida e suas necessidades que indicarão os gastos que podem ser limados. Porém não se esqueça de que é necessário se esforçar para sair das dívidas.

Procure uma renda extra 

Caso o corte de gastos não seja suficiente, o caminho pode ser buscar uma renda extra. Pode ser com um trabalho nas horas vagas, bicos nos finais de semana, venda de doces ou salgados, entre outros.

Negocie as dívidas 

Após organizar suas finanças, procure seus credores para negociar suas dívidas. Tendo dinheiro na mão, a negociação fica mais fácil.

Faça uma autoavaliação 

É importante parar e pensar o motivo de ter se endividado. Isso pode te ajudar a não cometer novamente os mesmos erros no futuro. Mantenha as rédeas de suas finanças para evitar o endividamento.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.