Dívida realmente caduca? Entenda o que acontece com o débito após 5 anos

Muitos se perguntam sobre o que acontece com as dívidas não pagas que completam mais de 5 anos e que perderam o prazo para cobrança judicial. Elas são chamadas de dívidas caducas, dívidas prescritas e até mesmo de dívidas vencidas mas apesar de tantos nomes, elas na verdade são a mesma coisa e aqui você entende tudo o assunto.

Neste assunto, existem verdades e mentiras que são ditas pelos consumidores brasileiros quando falam de dívida caduca. Confira algumas perguntas e respostas sobre estas dívidas.

Após a dívida caducar, eu preciso pagar?

A resposta é sim. Muitos consumidores endividados acreditam que após o prazo de cinco anos não é necessário pagar. 

Após os cinco anos do vencimento da conta, o débito continua existindo e os juros vão acumulando. A única diferença é que após este período, o nome do consumidor sai do SPC e Serasa e de outros serviços de proteção ao crédito.

A dívida pode ser cobrada pelo banco após cinco anos?

Sim! Como dito acima, o nome do consumidor sai dos órgãos de proteção ao crédito, porém a dívida continua existindo e pode ser cobrada pelo banco ou instituição responsável normalmente. 

É importante destacar que o banco pode cobrar a dívida após cinco anos do vencimento, porém ele não pode acionar o consumidor judicialmente.

Dívida antiga não reflete mais no score de crédito?

Verdade! Como as dívidas não aparecem nos serviços de proteção ao crédito, elas também não alteram a pontuação do score.

Dívida prescrita pode atrapalhar o meu pedido de financiamento?

Pode. O Nubank informou que as instituições financeiras tem as próprias listas que contém dados fornecidos pelo Banco Central, como os do Sistema de Informações de Créditos (SCR).

Sendo assim, se você está planejando começar um financiamento, tente resolver todas as suas pendências prescritas.

Dicas para aumentar seu score

Deixar as contas em dia é um dos pontos mais importantes para manter seu score alto.

Manter contas de consumo básicas em seu nome como luz e energia e sempre pagá-las em dia também é uma dica importante.

É recomendado por algumas empresas realizar pagamentos com cartões de crédito e sempre pagar as faturas em dia e sempre manter as rotinas financeiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.