Negociação de dívidas online: como tirar o nome do SPC e Serasa sem sair de casa

Há mais de um ano o brasileiro vem sofrendo os impactos da pandemia da Covid-19, e das medidas que precisaram ser tomadas para conter o avanço do vírus. Entre elas, o endividamento por diminuição da renda tem ganhado destaque. Com a recomendação de isolamento, a negociação de dívidas online tornou-se uma alternativa.

Negociação de dívidas online: como tirar o nome do SPC e Serasa sem sair de casa
Negociação de dívidas online: como tirar o nome do SPC e Serasa sem sair de casa (Imagem: Reprodução / Meu Acerto)

Prova dessa crise são os números alarmantes de quase 15 milhões de desempregados no primeiro trimestre de 2021, segundo levantamento realizado pelo IBGE.

E 63 milhões de pessoas com o nome negativado até abril deste ano, de acordo com o último estudo apresentado pelos órgãos de proteção ao crédito.

Ainda não se sabe quando e de que forma a economia vai começar a retomar o fôlego. Mas, é fato que algumas alternativas ganham força neste momento de crise, especialmente aquelas que  ajudam os brasileiros a minimizar os impactos dessa situação delicada.

Uma delas é a negociação online de dívidas, que permite que os consumidores endividados negociem suas pendências financeiras de forma prática, rápida e acessível. Sem precisar se deslocar para uma agência bancária ou outros locais, o que é ainda mais relevante em tempos de isolamento social.

A Meu Acerto, fintech criada em 2017, é uma das empresas que oferecem essa solução. Com a proposta de desburocratizar o processo de negociação de dívidas, a fintech disponibiliza condições atrativas e personalizadas para cada consumidor.

E ele tem autonomia para montar a própria proposta, levando em conta o quanto pode pagar por mês.

“Diante de um cenário de inadimplência que não para de crescer, entendemos que condições flexíveis e personalizadas de negociação, além de um processo rápido e sem burocracia para quitar as dívidas são fundamentais para ajudar os brasileiros a retomarem suas condições financeiras e conquistarem sua liberdade financeira de volta”, reforça Rodrigo Costa, fundador e diretor da Meu Acerto.

Por meio da plataforma online da fintech, o consumidor pode negociar dívidas com diversas empresas: Banco BMG, Carrefour, C6 Bank, Inter, Banco Original, Pernambucanas e SKY.

A startup também intermedia negociação dos inadimplentes com Itapeva e Recovery, duas recuperadoras de crédito que são detentoras de dívidas de outras grandes empresas, como Bradesco, Santander, Itaú, Caixa, Marisa, Natura, entre outras.

Ao negociar sua dívida no site da empresa — o que pode ser feito à vista ou de forma parcelada —, o consumidor consegue tirar seu nome do SPC ou do Serasa em 5 dias úteis após o pagamento da primeira parcela.

O nome limpo e a retomada da liberdade financeira são fundamentais para ações comuns do dia a dia, como alugar um imóvel ou financiar um carro, por exemplo.

Como negociar dívidas pela internet

O processo para negociar dívidas sem sair de casa é simples e intuitivo. Confira o passo a passo:

  1. Acesse acerto.com.br;
  2. Digite seu CPF no campo destinado a esse fim e clique em “consultar CPF”;
  3. Complete seu cadastro, fornecendo apenas data de nascimento e e-mail;
  4. Valide seu cadastro pelo link que você receberá por e-mail;
  5. Volte ao site e visualize as suas dívidas que estão disponíveis para negociação;
  6. Selecione a dívida que quer negociar e monte a sua proposta, informando quanto e como pode pagar;
  7. Confira no termômetro disponível no site se a sua proposta tem maior ou menor chance de ser aprovada e, se necessário, ajuste os valores informados;
  8. Envie sua proposta e saiba, na hora, se ela foi aceita.
(Imagem: Meu Acerto)

Se a sua proposta for aprovada, você visualizará, imediatamente, os boletos a serem pagos para quitar a dívida! Todo o processo dura menos de 5 minutos e você pode negociar pelo computador ou celular, a qualquer hora e qualquer dia da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Outro ponto que vale a pena destacar é que a Meu Acerto tem nota 8,6 no Reclame Aqui, a maior plataforma de avaliação de consumidores do Brasil. A nota é considerada uma avaliação ótima, o que dá aos consumidores ainda mais tranquilidade e segurança para negociar suas dívidas por meio da empresa.

(Imagem: Meu Acerto)

Vantagens da negociação online de dívidas

Além de permitir que os consumidores negociem as dívidas sem sair de casa, de forma rápida e segura, que outras vantagens uma negociação online oferece?

O sigilo e a privacidade do processo são, sem dúvida, pontos a serem destacados. Os métodos tradicionais de cobrança e negociação podem causar constrangimento nos consumidores inadimplentes.

Pois, além de lidar com todos os prejuízos de estar com o nome sujo, precisam enfrentar ligações insistentes e fora de hora, burocracia dos processos bancários e falta de flexibilidade e empatia em um momento tão delicado.

Ao negociar as dívidas de forma online, o consumidor pode fazer todo o procedimento no momento que achar mais conveniente e por conta própria, sem precisar falar com nenhum atendente.

Mas, se for preciso um atendimento humano, isso também é possível, por meio do chat disponível na plataforma de negociação.

Os descontos e as condições de parcelamento também costumam ser vantagens bem atrativas em uma negociação online. Como todas as etapas do processo são realizadas de forma virtual, a estrutura necessária para a prestação do serviço é significativamente menor e a redução de custos acarretada por isso é repassada aos consumidores.

Vale ressaltar que a negociação online é para todos, inclusive para os consumidores que têm dívidas mais antigas e nem tem mais o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, mas continuam recebendo cobranças ou estão com o score do CPF baixo.

E é seguro negociar dívidas online?

A segurança é, sem dúvida, um ponto de alerta quando se fala em fazer qualquer tipo de transação online. Quando o que está em jogo é um processo que envolve dados pessoais e sensíveis, como é o caso da negociação de dívidas, a atenção precisa ser ainda maior.

O primeiro passo para garantir a segurança do procedimento é se certificar que a empresa com a qual você pretende negociar é parceira oficial do banco ou da instituição com a qual você tem dívida. Essa informação pode ser obtida nos canais oficiais das empresas.

Outra questão a ser analisada com bastante cuidado é a segurança das informações que você vai disponibilizar no site de negociação.

Uma política de privacidade clara e acessível, um certificado de segurança do site e a tecnologia de criptografia utilizada na comunicação da página são fatores que garantem um processo seguro e, por isso, devem ser observados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]