Em julho deste ano, entrou em vigor a obrigatoriedade de registro de recebíveis de cartão. Essa medida amplia o acesso ao crédito, e conecta as empresas brasileiras a diversos financiadores. Além disso, a ação possibilita a negociação dos recebíveis como ativos, e utilização como garantia para linhas de crédito.
Por conta desse novo decreto do Banco Central, há a possibilidade de melhores condições nas negociações. As operações financeiras se tornam mais transparentes.
Para que as novas regras fossem incorporadas rapidamente, a CERC — primeira registradora especializada em recebíveis autorizada a funcionar pelo BC —, se antecipou a essa novidade.
Desde 2020, um mês antes da entrada da obrigatoriedade, a empresa conduz ações e orientações com clientes para explicar o que mudaria com a regra.
Por conta disso, um mês antes da obrigatoriedade, a CERC já possuía o novo sistema em produção e operacional. No primeiro mês de implementação da nova determinação, o volume de recebíveis registrados da empresa aumentou 176%. O valor passou de R$ 76 bilhões para R$ 210 bilhões.
O CEO da CERC, Fernando Fontes, afirma que o foco da nova regra é elevar a eficiência e segurança do mercado financeiro. — com destaque ao uso de recebíveis em linhas de crédito.
Ao unificar o registro de recebíveis, ele alega que os varejistas e financiados podem ver com clareza o fluxo de caixa do negócio.
Benefícios do registro de recebíveis de cartão para o empreendedorismo
Segundo o country Head do Mercado Crédito para o Brasil, Renato Teixeira Burin, as novas regras trarão grande impacto em custos de antecipação de mercado.
O mercado de crédito poderá ter mais competitividade. Com isso, haverá facilidade no acesso e promoção de menores preços para os vendedores. Além disso, ele destaca a contribuição para o histórico de vendas e credibilidade de vendedores.
O CFO da startup Floki, Marcelo Lapa Espiga, a nova determinação melhora a capacidade do pequeno varejo. Essas empresas poderão utilizar a receita de modo mais eficiente.
Ele também destaca que há o aumento do leque de fornecedores que conseguirão usar — melhorando as compras e diminuindo o custo da mercadoria.