Passo a passo para remarcar perícia médica do INSS pelo aplicativo

Solicitações de perícias médicas pelo INSS ganham destaque no virtual. Com a pandemia do novo coronavírus, os aposentados e pensionistas precisaram se adaptar as atividades digitais. Para quem dependia de uma avaliação de saúde da previdência, o agendamento passou a ser feito pela Internet.

A perícia médica do INSS nada mais é do que um serviço que garante a concessão dos benefícios por incapacidade. Por meio dela o cidadão comprova seu quadro clínico, garantindo assim o direito de receber o abono solicitado. Apesar dos exames serem feitos presencialmente, seu agendamento é pelo Meu INSS.

Como agendar pelo Meu INSS?

Por meio do aplicativo Meu INSS o segurado precisa:

  • Acessar a página do Meu INSS (pelo site ou aplicativo);
  • Fazer o login e vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu do lado esquerdo;
  • Clicar em “Agendar Novo”;
  • Acompanhar o pedido em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”;
  • Comparecer na data marcada para a perícia médica
Passo a passo para remarcar perícia médica do INSS pelo aplicativo (Foto: FDR)

Passo a passo para remarcar perícia médica do INSS pelo aplicativo (Foto: FDR)

Como enviar os laudos pelo MEU INSS?

Para enviar os laudos é preciso:

  • Entrar no aplicativo e depois clicar em Solicitações/agendamentos;
  • Procurar por Meus requerimentos;
  • Clicar em Detalhar atendimento à distância;
  • E por fim Anexar o documento desejado.

 Como conferir a data da perícia?

  • Acesse o Meu INSS
  • Toque em “Agendamentos/solicitações”
  • Verifique a data e o local

Como reagendar a perícia?

  • Acesse o Meu INSS
  • Clique em “Agendar perícia”
  • Escolha a opção “Remarcar perícia”

Exigências da perícia médica

Para ter acesso a perícia o cidadão precisa ter em mãos os laudos médicos que comprovam sua situação clínica. É válido ressaltar que somente após a aprovação do procedimento é que o INSS pode conceder o valor do abono.

Na grande maioria das vezes as solicitações da perícia médica ocorrem por parte daqueles que desejam a aposentadoria por incapacidade, auxílio doença, benefícios da prestação continuada, entre outros.

De modo geral, é um procedimento destinado para quem vai receber qualquer recurso do INSS sob a justificativa de doença. O tempo de concessão e valor do salário, por sua vez, variam de acordo com as regras deliberadas em cada tipo de benefícios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.