Auxílio inclusão do INSS já começou; solicitação pode ser feita online

Novo benefício do INSS passa a ser liberado. A população que estiver vinculada ao BPC agora pode ser contemplada com o Auxílio Inclusão. O abono já está disponível para pagamento e deve ser solicitado no Meu INSS. Abaixo, saiba quais suas regras de concessão e como ter acesso ao seu valor.

Auxílio inclusão do INSS já começou; solicitação pode ser feita online (Foto: FDR)
Auxílio inclusão do INSS já começou; solicitação pode ser feita online (Foto: FDR)

O auxílio inclusão passou a ser concedido pelo INSS. Criado pelo governo federal, o benefício tem como finalidade incentivar os segurados do BPC a voltarem para o mercado de trabalho. Quem já estiver recebendo o abono por incapacidade, se assinar a carteira, será contemplado com um acréscimo de R$ 550.

É válido ressaltar, no entanto, que sendo aprovado o auxílio inclusão, o cidadão perde o direito de receber o BPC. Nesse caso, sua renda será composta pelo salário de seu trabalho somado aos R$ 550 de incentivo pelo seu retorno.

Regras do Auxílio Inclusão

  • Estar com o CPF regular, com cadastro atualizado;
  • Atender aos critérios de acesso ao BPC;
  • Ter recebido ao menos uma parcela do BPC nos últimos cinco anos ou ter tido o benefício suspenso;
  • Ter rendimento familiar per capita de até dois salários mínimos (R$ 2.200) Comprovar deficiência moderada ou grave;
  • Estar enquadrado como segurado obrigatório do RGPS (Regime Geral da Previdência Social) ou como filiado ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) de qualquer dos entes federativos (União, Estados, Distrito Federal ou municípios);
  • Estar com inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único) para Programas Sociais do Governo Federal no momento do requerimento.

Documentos para solicitar o BPC e o Auxílio Inclusão

  • Inscrição no CadÚnico;
  • Comprovantes de gastos do grupo familiar;
  • Documento de Identificação e CPF do requerente e de todos os membros da família;
  • Comprovante de Renda de todos os membros familiar;
  • Requerimento do BPC e Composição do Grupo Familiar (disponível no site do INSS);
  • Declaração de Renda do Grupo Familiar (disponível no site do INSS).

Como realizar a solicitação Auxílio Inclusão pelo aplicativo Meu INSS

  • Acesse o Meu INSS;
  • Toque em “Agendamentos/ Solicitações”;
  • Feito isso, selecione “Benefícios Assistenciais”;
  • Entre os benefícios apresentados, clique em “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência”;
  • Por fim, toque na opção “Atendimento à distância”;
  • Basta enviar os documentos solicitados pelo aplicativo.

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.