Facebook mudou de nome! Entenda a estratégia empresarial por trás da novidade

O Facebook anunciou nesta quinta (28), durante o evento Facebook Connect 2021, que vai mudar de nome, logomarca e estratégias empresariais. A dona do Instagram, WhatsApp e o próprio Facebook, agora se chama Meta.

De acordo com informações do portal UOL, a nova marca tem a ver com o metaverso, que representa a visão que a empresa de Mark Zuckerberg tem de que, no futuro, as pessoas vão interagir com a internet através de espaços virtuais e avatares.

Lembrou de algum episódio do Black Mirror? Brincadeiras a parte, para ele, é como se as redes sociais fossem virar um enorme e interessante videogame 3D.

Vale ressaltar que de acordo com o portal Olhar Digital, no início de 2021, o Facebook formou uma equipe dedicada a construir um metaverso e, apenas alguns dias atrás, falou sobre abrir 10 mil vagas para pessoas “altamente qualificadas” em toda a União Europeia nos próximos cinco anos, com o objetivo de focar em suas experiências de realidade virtual aumentada.

Ainda de acordo com o UOL, a palavra “meta” para Zuckerberg, vem do grego “metá”, que significa “além” ou “em seguida”. Algo que resume a visão da empresa que não é mais somente um grupo de redes sociais e apps, mas sim algo ligado ao futuro.

A rede social Facebook continua existindo com o mesmo nome e o mesmo domínio. O Instagram e WhatsApp também não terão seus nomes trocados.

“No momento, nossa marca está intimamente ligada a um produto só. Mas, com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa de metaverso”, declarou durante o evento.

Há alguma estratégia ‘oculta’ por trás?

Recentemente a empresa foi alvo de denuncias e vazamentos de documentos relacionados a negligência do Facebook sobre a proliferação de discurso de ódio, notícias falsas e negatividade entre jovens.

Talvez a mudança de nome também possa ajudar a empresa a se afastar dos maus momentos e tentar seguir adiante.