Cuidado! Grandes promoções na Black Friday podem ser golpe

A Black Friday, data em que as empresas oferecem grandes descontos, está se aproximando e os consumidores precisam se atentar aos golpes que costumam ser aplicados neste período. Um dos mais comuns é a oferta de produtos com preço muito abaixo do mercado.

De acordo com o analista de segurança sênior da Kaspersky, Fábio Assolini, o tamanho do desconto oferecido deve sempre ser observado. Preços muito abaixo do normal devem ser evitados, sempre desconfie.

“Um produto que custa R$ 800 e está por R$ 80? Mexe com o emocional, são promessas que o usuário tem que prestar atenção. Não existe magia no processo de compra e venda”, explicou Rogério Freitas, diretor de engenharia de vendas da OneSpan na América Latina, para o UOL. 

Ele indica o uso de sites de busca, como Zoom, que fazem um histórico de preços dos produtos nos últimos seis meses e pode ser uma ferramenta para evitar cair em fraudes. 

O profissional diz que os compradores devem observar, em especial, três fatores:

  • Se atente a todos os detalhes, que podem mostrar a falsidade do site
  • Não tenha pressa. A calma é ideal para buscar as ofertas corretas
  • Desconfie na hora da compra

“Quando você começa a desconfiar, toma mais cuidado naquilo que está efetivamente fazendo. O tempo que investimos na pesquisa é o tempo que estamos comprando nossa tranquilidade”, disse.

Calma é importante 

Os golpistas se aproveitam da pressa e da empolgação dos consumidores na data para aplicar golpes. Foi o que a assistente social Jacqueline Costa contou ao UOL.

Ao clicar em uma publicidade no Facebook, ela encontrou um celular por um valor bem abaixo do praticado. Fora isso, a oferta aparecia como “urgente” e acabaria em “uma hora”. 

“Quando já estava cadastrando os dados na página é que minha filha desconfiou do preço, olhou a URL e percebeu que se tratava de uma cópia de um site de uma grande varejista. Por pouco não passei meus dados do cartão de crédito“, disse.

Por estes e outros motivos, sempre fique atento ao comprar pela internet para se proteger dos golpes.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.