Distrito Federal anuncia retorno de 100% das aulas presenciais

A partir do mês de novembro as aulas presenciais serão retomadas totalmente no Distrito Federal. O DF está atualmente com o ensino hibrido, mas o sindicato dos professores é contrário à medida.

Distrito Federal anuncia retorno de 100% das aulas presenciais
Distrito Federal anuncia retorno de 100% das aulas presenciais (Imagem: FDR)

Na manhã da última sexta-feira, 22, o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que a partir de 3 de novembro as aulas totalmente presencias estarão permitidas no DF. A medida é válida apenas para as escolas da rede pública de ensino.

Volta das aulas presenciais no DF

Um dia antes de ser oficialmente anunciado o retorno, a Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, havia afirmado através de um vídeo que o governador iria publicar em breve um decreto possibilitando a volta totalmente presencial.

“Com essas alterações, em poucos dias, todos os estudantes da rede pública estarão 100% presencialmente nas escolas”, afirmou a secretária.

O Distrito Federal está hoje com o sistema de ensino hibrido, onde os estudantes intercalam entre aulas presenciais e à distância.

Mesmo com essa autorização, alguns profissionais da área acham que o retorno é precoce e demonstram preocupação com os desdobramentos.

“Todos os dias há casos de alunos e professores contaminados nas escolas, e mesmo acontecendo esses casos, o governo não faz a testagem nas escolas. Em muitas escolas não há desinfecção adequada, mesmo diante de casos positivados. Um retorno de 100% nesse momento só vai agravar a situação“, argumentou o diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal.

Além disso, o diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Samuel Fernandes, afirmou que a preocupação é quanto a saúde de todos os membros da comunidade escolar.

“Alunos da educação infantil e do ensino fundamental I não estão vacinados e assim professores, alunos e toda comunidade escolar correm risco de serem contaminados pelo Coronavírus”.

No entanto, Ibaneis afirmou que a medida foi tomada de forma conjunta entre os vários órgãos responsáveis e que a situação da capital federal frente à pandemia foi avaliada sim.

Segundo ele, o “Avanço da vacinação e as baixas taxas de transmissão” possibilitaram que a autorização para a retomada total das atividades presenciais nas escolas viesse a ser possível.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.