Professores da educação infantil podem fazer curso EAD gratuito oferecido no MEC

MEC lança curso totalmente virtual voltado aos professores da educação infantil pública e particular de todo o país. Iniciativa deve atingir mais de 590 mil profissionais atuantes na área.

Professores da educação infantil podem fazer curso EAD gratuito oferecido no MEC
Professores da educação infantil podem fazer curso EAD gratuito oferecido no MEC (Imagem: FDR)

Professores de creches e pré-escolas podem se inscrever para participar do curso gratuito Aperfeiçoamento em Educação Infantil oferecido pelo Ministério da Educação. Profissionais de todo o país podem participar, tanto da rede pública quanto da particular.

“A primeira etapa da educação básica é a educação infantil. É o momento de cuidar e estimular as crianças de zero a seis anos, período em que estão sedentas por explorar o mundo e que abre as portas para o sucesso da fase adulta. Portanto, a missão dos professores de creches e pré-escolas é muito importante na educação formal”, ressaltou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O curso foi elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

E tem o objetivo de “atualizar” as práticas dos educadores de crianças com idade entre 0 e 6 anos.

Para isso os profissionais terão acesso aos conteúdos necessários e até mesmo a sugestões de atividades que poderão usar na sala de aula.

“Acreditamos que a formação em educação infantil possibilitará aos nossos professores, baseados em estudos e experiências científicas, aperfeiçoar as propostas pedagógicas e os estímulos adequados para extraírem o melhor de cada ser humano em formação”, acrescenta o ministro da Educação.

Curso gratuito de educação infantil do MEC

Manter-se atualizado é extremamente importante, principalmente na área de educação.

No entanto, o último curso voltado à educação infantil foi oferecido pelo MEC em 2012.

O que fez com que o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, fizesse um convite aos profissionais da área.

“Convidamos todos os professores de creches e pré-escolas do Brasil a se matricularem a partir de agora nesta formação para começarem 2022 de fato implementando mudanças significativas no âmbito da educação brasileira”.

Ao todo o curso tem duração de 200 horas e pode ser feito no horário que a pessoa preferir, serão seis módulos:

  1. Conhecer-se e Expressar;
  2. Conviver;
  3. Participar e Explorar;
  4. Brincar;
  5. Comunidade Escolar;
  6. Famílias: mãos entrelaçadas.

Além disso, o MEC vai oferecer um módulo extra voltado à transição entre educação infantil e ensino fundamental. O curso está disponível na plataforma Avamec.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.