Detran-RJ anuncia lançamento da Carteira de Identidade Digital

Nesta quarta-feira (20), o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) lançou o aplicativo “Identidade Digital RJ”. Por meio deste serviço, os cidadãos do Estado do Rio poderão ter o documento de identidade pelo celular. A validade abrange todo o território nacional.

Detran-RJ anuncia lançamento da Carteira de Identidade Digital
Detran-RJ anuncia lançamento da Carteira de Identidade Digital (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com o Detran-RJ, o novo serviço não é obrigatório. Quem preferir não tirar a carteira digital, ainda poderá utilizar o documento físico, em papel. Contudo, vale destacar que o Governo tem o objetivo de conceder mais benefício à população no processo de digitalização dos serviços.

Inicialmente, a Identidade Digital RJ estará disponível para as pessoas que possuem a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Desde essa data, todos os documentos passaram a ser entregues com um QR Code na parte de dentro.

Este código é indispensável para que o cidadão do Rio baixe a versão digital do documento. No caso de quem tiver a carteira sem o QR, poderão efetuar a segunda via do documento — e, depois, acessar o aplicativo.

Depois de cada período de 12 meses, o portador do documento precisará refazer novamente o processo de autenticação obrigatório.

No momento, como forma de atender ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está disponível somente para maiores de 18 anos. Segundo o departamento, em breve, os pais poderão permitir a emissão dos documentos de seus filhos.

Se a carteira de identidade do cidadão estiver vencida, não será possível obter a carteira digital. Neste caso, será necessário, primeiramente, realizar a renovação, via agendamento de atendimento para um posto de identificação do Detran.

Caso a identidade física perca a validade, a identidade digital será bloqueada automaticamente.

Como obter a identidade digital do Detran-RJ

  1. Baixe o aplicativo “Identidade Digital RJ” — disponível nas plataformas Android e iOS;
  2. Conceda as permissões necessárias para o funcionamento do aplicativo;
  3. Escaneie o QR Code disponível na parte interna da identidade física;
  4. Disponibilize o reconhecimento virtual pelo aplicativo;
  5. Crie uma senha numérica para login do aplicativo;
  6. Caso todos os dados estejam corretos, o documento estará disponível no formato digital.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.