Detran-RJ lança portal de serviços digitais e consultas totalmente on-line

No Rio de Janeiro, o Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito) lançou na última sexta, 10, um novo serviço virtual em que os usuários podem fazer consultas e acessar serviços e documentos pela internet de maneira personalizada, utilizando login e senha do sistema Gov.br. 

Detran-RJ lança portal de serviços digitais e consultas totalmente on-line
Detran-RJ lança portal de serviços digitais e consultas totalmente on-line (Imagem: Reprodução Direção Concursos)

Neste primeiro momento, o Posto Digital do Detran irá funcionar para consulta de dados de veículos e carteira de habilitação (CNH), pontos decorrentes de multa e para emitir o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo). 

“A transformação digital é uma das marcas da nossa gestão no Detran. Desde o ano passado, é possível obter o documento de licenciamento anual e fazer uma série de serviços. Agora, estamos lançando o Posto Digital, para permitir que o usuário tenha acesso a serviços e consultas que só são possíveis com o uso de login e senha. E não vamos parar. Em breve, anunciaremos outras novidades”, falou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

Serviços disponíveis 

Ao acessar o Posto Digital, os usuários poderão:

  • Conferir se o IPVA e as taxas de seu veículo estão em sua ou atrasadas
  • Fazer o download do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e). Desde 2019, o CRLV digital foi criado para substituir a versão física do documento
  • Conferir se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, configurar para receber através do sistema uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes do fim do prazo
  • Emitir o ATPV-e, documento de intenção de venda, em caso de veículos com CRV digital.
  • Na aba de habilitação, o usuário poderá consultar o número de registro, a categoria e a data de validade de sua carteira. Também é possível ser noticiado  90, 60 e 30 dias antes da data de vencimento
  • Com relação às infrações de trânsito, o internauta poderá consultar quantos pontos recebeu nos últimos 12 meses e que podem ser utilizadas para a suspensão da CNH, bem como o número de pontos dos últimos cinco anos. 
  • É possível ver ainda um quadro específico para as infrações mandatórias, que são aquelas que por conta da sua gravidade, são punidas com a suspensão da carteira, independentemente da soma de pontos alcançada pelo motorista. 

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.