Rendimento da poupança tem pior valor desde 1991; qual outra opção para guardar dinheiro?

No acumulado de 12 meses até setembro, a rentabilidade da poupança, descontada a inflação medida pelo IPCA, registra queda de 7,46%. Com isso, o rendimento da poupança tem pior valor desde 1991. Na ocasião, o poupador teve perda de 9,72% em 12 meses. O levantamento foi feito pela Economática.

Em setembro, a poupança perdeu a rentabilidade para a inflação pelo décimo terceiro mês consecutivo. Anteriormente, a maior sequência de meses de queda havia sido entre fevereiro de 2015 e setembro de 2015 — totalizando 20 meses.

Em outras palavras, o resultado recente mostra que os investidores que aplicaram na poupança perderam poder de compra desde setembro de 2020. No acumulado deste ano, a rentabilidade real da poupança teve diminuição de 4,89%.

Segundo a Economática, os únicos investimentos que tiveram rentabilidade positiva, no acumulado anual até setembro deste ano, foram o bitcoin e o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores). Este resultado já considera o IPCA.

Nos 12 meses analisados, o bitcoin rendeu 250,27%. Já o Ibovespa teve rentabilidade de 6,41%. Por outro lado, a maior queda foi do ouro, de 18,18%.

Alternativas para guardar dinheiro além do rendimento da poupança

No mercado financeiro, há algumas opções mais indicadas para substituir a caderneta de poupança, conforme especialistas analisados pelo Monitor do Mercado.

Entre as aplicações com mais recomendação — que oferecem segurança (cobertura pelo Fundo Garantidor de Crédito) e liquidez diária (com possiblidade de resgate a qualquer momento) — há os Certificados de Depósito Bancário (CDB), segundo analistas apurados pelo site Monitor do Mercado.

Outra opção é o investimento em títulos do Tesouro. O Tesouro Selic, por exemplo, possui grande segurança. A rentabilidade desta opção está atrelada à taxa Selic, a taxa básica de juros. O Tesouro Selic possui rendimento de, pelo menos, 100% da Selic. Por outro lado, a poupança rende 70%.

Estas opções fazem parte dos investimentos de Renda Fixa. Essa modalidade possui indicação para quem está começando. Nesse tipo de aplicação, a pessoa consegue ter uma ideia maior de quanto terá no momento do resgate.

Como a Renda Fixa possui baixo risco, as chances de perder dinheiro existem, mas são baixas — em comparação aos investimentos de Renda Variável. Por conta disso,  diversos especialistas recomendam guardar o dinheiro nessa modalidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.