Black Friday inicia promoções em breve; veja como evitar ciladas ao comprar por impulso

A Black Friday está chegando e muitos consumidores acabam cedendo ao consumismo e às compras por impulso diante dos altos descontos anunciados. Muitos têm medo de perder uma ótima oportunidade e acabam gastando além das possibilidades. 

Quem nunca se sentiu tentado a gastar mais ao se deparar com uma promoção? Ou até mesmo, quem de fato não acabou comprando um monte de coisas porque havia um saldão na loja. E quando chegou em casa, olhou para as compras e viu que acabou comprando coisas que nem faziam sentido?.

Existem muitas estratégias utilizadas para aumentar as vendas, como os gatilhos mentais, por exemplo, que geram desejos que surgem no inconsciente e levam aos gastos não planejados. 

“Sua última oportunidade!”. “Últimas peças!”. “Preço válido somente até hoje”

Mas, você pode adotar algumas estratégias para evitar o risco de comprar itens desnecessários e acabar se endividando.

Lista de Necessidades e Desejos

Faça uma lista com os itens que você quer comprar e classifique-os entre desejos e necessidades. Depois, verifique seu orçamento e defina um valor limite para ser gasto.

Se você deseja fazer as compras de forma parcelada, é importante conferir todos os valores que você já tem comprometidos com parcelamentos nos meses futuros para não se enrolar.

Consulte os preços com antecedência 

Confira os preços médios dos produtos que você quer comprar para que você possa confirmar se os descontos serão realmente relevantes no dia da Black Friday.

Assim, você evitará comprar tudo pela metade do dobro, ou ser vítima de uma Black Fraude

Compras em lojas online x Compras em lojas físicas

O risco de se descontrolar comprando online pode ser muito maior, pois é muito mais fácil fechar as compras com apenas alguns cliques. Evite deixar o cartão de crédito cadastrado nas lojas e mais ainda autorizar compras por um clique. 

Não esqueça de confirmar o valor total da compra, considerando também o valor do frete. Faça pesquisas de valores de fretes mais baratos e some ao valor do produto para confirmar o valor total a ser pago. 

Porém, ao comprar em lojas físicas, fique atento ao poder de convencimento dos vendedores e sempre se permita pensar, analisar sua lista e até mesmo sair da loja para refletir e então tomar a sua decisão conscientemente. 

Para produtos fora da sua lista, sempre se faça as perguntas abaixo antes de concluir a compra:

  • “Eu realmente preciso disso?”
  • “Eu preciso disso agora?”
  • “Eu tenho dinheiro para pagar sem me endividar?”
  • “Já tenho algo parecido?”
  • “Com qual frequência vou usar isso?”
  • “Existe outro produto com a mesma qualidade que seja mais barato?”

Direito de Arrependimento

O consumidor pode-se valer do direito de arrependimento no prazo de sete dias após a aquisição, ou o recebimento de produtos comprados online.

Desta forma você pode devolver o item e ser ressarcido integralmente sem necessidade de justificativas. Assim, quem comprou por impulso pode ter uma segunda chance para evitar gastos desnecessários. 

Grande Motivo

Deixar de comprar algo hoje apenas para deixar de gastar pode ser um motivo muito pequeno para quem já está acostumado a comprar sem planejar.

Por isso, tire um tempo para definir o seu grande motivo, ou seja, o que você gostaria de alcançar em breve que serviria de justificativa para você evitar um gasto desnecessário hoje?

Você gostaria de fazer a viagem dos seus sonhos? Construir sua casa? Ter uma aposentadoria sem preocupação? Ou simplesmente reconquistar sua paz com o dinheiro?.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!