Postos de vacinação contra COVID-19 vão funcionar no feriado de 12 de outubro?

Nesta terça-feira (12), é comemorado feriado nacional da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Diante disso, diversos estabelecimentos estarão fechados. Porém, a abertura dos postos de vacinação dependerão de cada cidade.

Postos de vacinação contra COVID-19 vão funcionar no feriado de 12 de outubro?
Postos de vacinação contra COVID-19 vão funcionar no feriado de 12 de outubro? (Imagem: Governo Federal)

O Brasil contabiliza, nesta terça-feira (5), 242.736.755 doses aplicadas, sendo que 147.674.062 pessoas receberam a primeira dose e 94.739.208 completaram a sequência vacinal com a 2ª dose ou em dose única. Além disso, 1.105.868 brasileiros receberam a dose de reforço.

O país já distribuiu 301.005.168 doses, desde o início da campanha de vacinação contra COVID. Dessas, 43% foram da Astrazeneca, 32,2% da Coronavac, 22,8% da Pfizer e, por fim, 2% da Janssen.

A campanha de vacinação segue em todo o território brasileiro, sendo que em cada região os grupos que estão sendo vacinados depende da quantidade existente. Porém, em todos os casos são seguida às orientações do Ministério da Saúde.

Diante disso, a recomendação hoje é concluir a vacinação das pessoas acima de 18 anos. Após isso, deve-se vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos, de forma decrescente. Além disso, o Ministério da Saúde permitiu a aplicação da 3ª dose nos idosos.

Cada cidade define o calendário de vacinação, conforme a quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 disponibilizada pelo Ministério da Saúde e repassada pelos Estados. Diante disso, a aplicação dos imunizantes no próximo feriado poderá acontecer desde que o município permita.

Sendo assim, na capital do Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde disponibilizou o calendário de vacinação do mês de outubro. De acordo com as datas apresentadas, no feriado de 12 de outubro a imunização continuará e serão vacinados os idosos com 71 anos ou mais com a dose de reforço.

Porém, é comum, principalmente as capitais, realizar mutirões durante os feriados para aproveitar a folga dos moradores e aproveitar para contemplar mais pessoas. Em Porto Alegre, por exemplo, a vacinação contra a Covid-19 aconteceu no feriado de 7 de setembro.

Porém, outros municípios interrompem a campanha visando o descanso dos profissionais da saúde. Diante disso, até o fim desta semana o portal irá informar mais detalhes sobre a vacinação durante o feriado.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.