Conta de água está mais cara? Dicas podem te ajudar a diminuir o consumo e o valor

Os brasileiros estão pagando cada vez mais caro nas contas de consumo, como na conta de água e energia elétrica, por exemplo. Com isso, dicas de como economizar água para baixar o valor da conta e ainda para contribuir com o planeta são sempre bem vindas. Confira logo abaixo algumas dicas importantes para economizar água em seu dia a dia.

Conta de água está mais cara? Dicas podem te ajudar a diminuir o consumo e o valor
Conta de água está mais cara? Dicas podem te ajudar a diminuir o consumo e o valor (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Reuse a água da máquina de lavar 

O maquina de lavar roupa geralmente consome uma grande quantidade de água que pode ser reutilizada para lavar o quintal, a calçada, etc. Para isso, pegue a mangueira de vazão e direcione o fluxo para um balde ou recipiente.

Vá atrás dos possíveis vazamentos 

Sempre verifique se sua casa está com vazamentos. De acordo com a Copasa, uma torneira mal encaixada pode gastar, 2.088 litros por dia ou 62.640 litros por mês, em média. 

Uma maneira de encontrar os vazamentos é fechando todas as torneiras e monitorando o hidrômetro. Caso o ponteiro do registro continue em movimento, é sinal de que existe vazamento. Se isto estiver acontecendo, procure um profissional qualificado.

Banho

De acordo com dados da Sabesp, um banho de 15 minutos com o registro meio aberto gasta, 135 litros de água em média. Agora, diminuindo este tempo para  5 minutos, com a torneira fechada enquanto se ensaboa, o consumo cai para 45 litros, em média. Por consequência, diminuí a conta de água. 

Feche a torneira

Quando uma pessoa escova os dentes, lava o rosto ou as mãos com a torneira aberta,  ela pode desperdiçar cerca de 12 litros de água. Por conta disso, só abra a torneira quando de fato for usar.

Lavagem de carro 

No momento de lavar o carro, não use mangueira, de preferência aos baldes. Uma outra dica é a ecolavagem, prática que deixa o carro limpo com menos de um litro de água. Para viabilizar, é preciso um shampoo especial para lavagem, dois panos de microfibra e um borrifador com 400 ml de água.

Ar condicionado 

Caso seu aparelho de ar condicionado esteja pingando água, coloque um balde embaixo da goteira e utilize a água captada para outras atividades domésticas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.