Ceará divulga passo a passo para conseguir descontos na conta de água

As pessoas em situação de baixa renda têm direito a Tarifa Social que disponibiliza descontos na conta de água e luz. Diante disso, o estado do Ceará divulgou o passo a passo para ser beneficiado pelo desconto.

As famílias de baixa renda que residem no Ceará e que possuem um baixo consumo de água podem conseguir descontos na conta de água. Essa ação faz parte do programa Tarifa Social da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Requisitos para a Tarifa Social da conta de água

  • Estar cadastrado no Programa Bolsa Família; ou
  • Ser beneficiário do Programa Fortaleza Cidade Sustentável
  • Ter renda de até três salários mínimos;
  • Ter o imóvel localizado em conjuntos habitacionais destinados a pessoas remanejadas de áreas de risco; ou
  • Ter imóvel do programa Minha Casa Minha Vida; ou
  • Ter imóvel de interesse social (Secretaria das Cidades ou Habitafor).

Além disso, para ser beneficiado pela Tarifa Social da Cagece é necessário que a residência esteja dentro de alguns requisitos. Sendo assim, o imóvel deve ter apenas um medidor e o consumo médio deve ser de até 10 metros cúbicos por mês.

É importante saber que um metro cúbico equivale a uma caixa d’água de 1.000 litros. Atendendo esses requisitos, os beneficiários pagam uma conta de água que varia de R$ 1,55 a R$ 15,50, de acordo com o consumo.

Aqueles que atendem a todos esses requisitos serão identificados pela Cagece e receberão o desconto de forma automática na conta de água. Porém, caso se enquadre em todos os pontos e, mesmo assim, não for beneficiado, deve dirigir-se a uma loja de atendimento da Cagece.

Para isso, primeiramente é necessário fazer o agendamento para o atendimento no site da empresa www.cagece.com.br. No dia deve ser apresentada a documentação que comprove a condição, de acordo com as exigências.

Na plataforma tem uma área específica em destaque para realizar o agendamento. Diante disso, basta clicar e preencher o formulário com dados pessoais, caso o atendimento seja em uma unidade do Vapt Vupt.

Será necessário informar nome e sobrenome, um documento oficial (CPF, RG, passaporte ou CNPJ), nº de inscrição, número do telefone e e-mail. Em seguida, deve dá continuidade no agendamento que irá informar os próximos passos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.