Por que o pente fino do INSS corta 6 a cada 10 benefícios analisados?

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, 59% dos segurados que foram convocados para o pente fino do INSS tiveram o benefício cortado devido à alta médica. O foco da ação é o auxílio-doença que está sem perícia médica há, pelo menos, seis meses.

Por que o pente fino do INSS corta 6 a cada 10 benefícios analisados?
Por que o pente fino do INSS corta 6 a cada 10 benefícios analisados? (Imagem: Diário do Nordeste)

O pente fino do INSS já é uma ação corriqueira do órgão, mas que agora teve como foco principal os beneficiários do auxílio-doença que estavam há pelo menos seis meses sem passaram por uma perícia médica.

Sendo assim, o órgão informou que 170 mil segurados foram convocados para reavaliar as exigências, podendo ser apenas o envio de documentos ou a realização da perícia médica. Até o momento, foram realizadas 50.191 avaliações e encerrados 29.639 benefícios no país.

Com isso, 59% dos benefícios por incapacidade temporária que passaram pelo pente fino do INSS foram cortados. Segundo o instituto a única causa que levou a cessação dos pagamentos foi a alta médica.

Porém, desse total, cerca de 95.500 não foram encontrados ou não marcaram o exame da perícia médica. Diante disso, o órgão publicou os nomes dos segurados no Diário Oficial da União (DOU) do dia 27 de setembro.

Esses terão até o dia 11 de novembro para agendar a perícia médica, pela Central de Atendimento 135 ou pelo Meu INSS. Após esse prazo, o benefício será suspenso até a regularização que deverá acontecer em até 60 dias.

Caso não seja realizado o agendamento ou o segurado não compareça o pagamento poderá ser cortado definitivamente. As convocações estão acontecendo desde agosto.

Agendar perícia médica do INSS

O agendamento é feito pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita apenas se for feita de um telefone fixo.

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
  • Escolha o benefício;
  • Confira os dados de contatos;
  • Escolha a agência do INSS, data e horário.

Quem está fora do pente fino do INSS?

  • Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos com mais de 60 anos;
  • Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos com mais de 55 anos e que recebem o benefício há pelo menos 15 anos;
  • Portadores de HIV/AIDS;
  • Segurados com benefícios concedidos há mais de 10 anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.