Recebeu convocação para perícia médica do INSS? Veja como fazer agendamento

Uma publicação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 27, apresentou os nomes dos segurados da autarquia que deverão realizar uma nova perícia médica. Essa relação é resultado do pente fino executado desde o mês de agosto. 

Recebeu convocação para perícia médica do INSS? Veja como fazer agendamento
Recebeu convocação para perícia médica do INSS? Veja como fazer agendamento. (Imagem: Natinho Rodrigues)

O pente fino teve foco nos segurados do INSS que recebem benefícios por incapacidade temporária. Portanto, são estes que devem realizar a perícia médica o quanto antes.

Os principais motivos que levaram essas pessoas ao pente fino foi a desatualização dos dados cadastrais mediante simples dados como o endereço. Motivo pelo qual não conseguiram receber as cartas de convocação pelos Correios. 

Em nota, a publicação do INSS informou que este foi o meio adotado em virtude da devolução das cartas de convocação enviadas pelo INSS ao endereço registrado no Sistema Único de Benefícios (SUB). 

“Não tendo sido localizado o beneficiário em decorrência de mudança de endereço, ou da existência de informações incompletas no cadastro, que impossibilitaram a emissão de correspondência, ou tendo sido localizado, não realizaram o agendamento ao término do prazo”, reforçou.

Pente fino do INSS

Normalmente, o pente fino do INSS atinge, principalmente:

  • Pessoas com deficiência que recebem o BPC e não comprovaram a baixa-renda ou a situação de risco social;
  • Auxílio-Doença ou Auxílio-Acidente recebidos antes de completar a carência necessária;
  • Beneficiários do Auxílio-Reclusão cuja renda ultrapasse o valor declarado quando da concessão do benefício;
  • Companheiros de falecido (caso de Pensão por Morte) em que não foi constatada a efetiva união estável antes do óbito do segurado.

Por outro lado, ficam isentos do pente fino:

  • Aposentados por invalidez ou pensionistas inválidos que possuem mais de 60 anos de idade;
  • Segurados que recebem Benefício por Incapacidade há mais de 15 anos e que contam com, pelo menos, 55 anos de idade;
  • Portadores de HIV;
  • Segurados que recebem benefícios previdenciários há mais de 10 anos, caso este que o prazo de revisão de benefício já se esgotou.

Perícia médica

A perícia médica do INSS é um procedimento essencial para os segurados da autarquia contemplados por benefícios por incapacidade, seja ela temporária ou permanente.

A obrigatoriedade da perícia médica está relacionada à necessidade de comprovar a existência da doença ou acidente alegados e que tenham provocado a incapacidade de exercer as atividades laborais, total ou parcialmente. 

Os beneficiários na condição de incapacidade temporária convocados à uma nova perícia médica recebem os seguintes benefícios:

  • Auxílio doença previdenciário;
  • Auxílio doença acidentário;
  • Auxílio acidente;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Agendamento da perícia médica

Após a convocação, o segurado do INSS tem até 30 dias para acessar o Meu INSS ou ligar na Central de Atendimento pelo número 135 e agendar uma nova perícia médica.

Caso o procedimento não seja feito dentro do prazo, o beneficiário terá o benefício suspenso e, após 60 dias, o auxílio será cancelado. Os interessados podem conferir a lista completa de segurados obrigados a realizar uma nova avaliação médica por este link.

Para realizar o agendamento da perícia médica pelo Meu INSS, basta seguir este passo a passo:

  • Acesse a Página do Meu INSS (site ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada.

Na impossibilidade de acesso à internet, o segurado pode recorrer à Central de Atendimento do INSS pelo número 135, disponível de segunda a sábado das 07h às 22h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.