Pente fino do INSS faz revisões mais severas cortando 60% dos benefícios

Operação pente fino corta milhares de segurados da previdência social. Nas últimas semanas, o INSS vem reforçando a fiscalização na concessão de seus abonos. Um relatório recém publicado pelo órgão informou que de 10 pessoas revisados, pelo menos 6 são cortados.

Pente fino do INSS faz revisões mais críticas cortando 60% dos benefícios (Imagem: Ingrácio Advocacia)
Pente fino do INSS faz revisões mais críticas cortando 60% dos benefícios (Imagem: Ingrácio Advocacia)

A operação pente fino do INSS nada mais é do que uma força tarefa onde os servidores do órgão fiscalizam o cadastro de todos os segurados.

Atualmente, os grupos em análise são aqueles que recebem os chamados benefícios por incapacidade, como a pensão por invalidez, BPC ou auxílio doença.

O que pode fazer meu abono ser cancelado?

De modo geral, o INSS vem fiscalizando analiticamente a documentação de todos os segurados. Isso implica dizer que o cidadão precisa, obrigatoriamente, ter seus registros em dia de acordo com as exigências legais.

Para quem tem acesso aos abonos por incapacidade é indispensável exibir os laudos da perícia médica e também demais comprovantes de saúde que atestem o motivo pelo qual o sujeito não pode trabalhar.

Lista de documentos exigidos nos benefícios por incapacidade

  • Documento de identificação oficial com foto, que permita o reconhecimento do requerente;
  • Número do CPF;
  • Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Documentos médicos decorrentes de seu tratamento, como atestados, exames, relatórios, etc., para serem analisados no dia da perícia médica do INSS (não é obrigatório);
  • Para o empregado: declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado;
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT), se for o caso;
  • Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como contratos de arrendamento, entre outros.

Cai no pente fino do INSS, o que fazer?

Quem foi convocado para a revisão tem até 60 dias para atualizar todos os dados. O procedimento deve ser feito diretamente com o órgão, através do Meu INSS. A grande maioria dos segurados devem ainda agendar uma avaliação de saúde, seguindo as etapas abaixo:

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.