Meu INSS: Passo a passo para agendar perícia médica presencial

Após meses sem ser necessário realizar a perícia médica, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a exigir a realização para a concessão de benefícios. No ano passado, a perícia médica foi suspensa por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Meu INSS: passo a passo para agendar perícia médica presencial
Meu INSS: passo a passo para agendar perícia médica presencial (Imagem: Shutterstock)

O que é a perícia médica?

A perícia é um procedimento médico realizado por um profissional da saúde habilitado do INSS.

Tem a intenção de certificar a existência de doença ou a ocorrência de algum acidente que tenha tornado o trabalhador incapacitado, total ou parcialmente, para o exercício da profissão de forma temporária ou definitiva.

O resultado obtido a partir desse procedimento é apto a fundamentar a concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento de auxílio-acidente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

A perícia médica do INSS deve ocorre quando for necessário verificar a possibilidade de ser concedido, prorrogado ou interrompido o pagamento de benefícios previdenciários.

Como agendar o atendimento no INSS?

Para agendar o seu atendimento em qualquer das agências do INSS é só seguir os seguintes passos:

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  •  Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  •  Clique em “Agendar Novo”;
  •  Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  •  Compareça na data marcada.

Como agendar pelo telefone?

O segurado pode ligar no número 135, de segunda à sábado das 7 horas às 22 horas. A ligação é gratuita.

Pente fino

No último mês, a Previdência informou que vai realizar um pente fino em mais 170 mil benefícios por incapacidade temporária. Os auxílios doença estão sendo pagos há mais de seis meses sem a realização de perícia médica.

Após o anúncio, a Previdência Social informou que os beneficiários irão receber do INSS uma carta convocando-os para a realização de perícia médica.

Sendo assim, o pente fino irá verificar a incapacidade que gerou a concessão do auxílio-doença.

Essa convocação vai começar a ser entregue na próxima semana. As cartas serão enviadas para os endereços cadastrados no INSS.

Mas, alguns segurados poderão ser comunicados pela Instituição bancária, por meio eletrônico ou edital publicado no Diário Oficial da União.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.