Sobem os pedidos de seguro desemprego no Brasil; saiba como solicitar on-line

Solicitar o seguro desemprego ficou um pouco mais fácil. Existe a possibilidade de consultar e realizar o requerimento através do Portal Emprega Brasil. O objetivo é permitir que o cidadão tenha acesso ao benefício sem precisar comparecer a uma unidade do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Sobem os pedidos de seguro desemprego no Brasil; saiba como solicitar on-line
Sobem os pedidos de seguro desemprego no Brasil; saiba como solicitar on-line (Imagem FDR)

O atendimento pode ser feito 100% online 

Já era possível dar entrada no seguro desemprego pela internet. Porém, o cidadão tinha que comparecer a um posto de atendimento para conferência da documentação.

Agora, todas as etapas podem ser feitas 100% online. Só será necessário o atendimento presencial em caso de pendências ou divergências cadastrais.

Como solicitar o seguro-desemprego pela internet

Como requerer o seguro-desemprego totalmente online:

  • Acesse o Portal Emprega Brasil;
  • Clique em Cadastrar no menu à esquerda do site;
  • Preencha o formulário com os seus dados;
  • Feito isso, vá até à opção do seguro-desemprego;
  • Preencha o formulário de oito etapas com questões sobre atividades laborais, formação acadêmica e experiência profissional.

Ao se cadastrar, é importante ter a Carteira de Trabalho (CTPS) e outros documentos em mãos, pois o procedimento só irá prosseguir caso o cidadão acerte pelo menos quatro das cinco questões iniciais. Se não conseguir, é preciso esperar 24 horas para efetuar outra tentativa ou entrar em contato com o INSS pelo número 135.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, todo o processo tem uma análise de risco, “com mecanismos de inteligência avaliando se o requerimento pode ser concedido ou se é preciso ir ao posto para complementar alguma informação”.

Esse ponto mostra que, nesta fase inicial, boa parte das solicitações ainda exigirá comparecimento a um posto de atendimento do Sine.

Mas, o Ministério do Trabalho diz que, de acordo com os dados do sistema ficarem mais consistentes e os mecanismos de inteligência se aperfeiçoarem, o número de trabalhadores que conseguirão fazer todo o procedimento de forma remota aumentará.

Seguro desemprego somente via depósito em conta

Desde junho de 2019, o benefício só pode ser pago via depósito em conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal. Portanto, os pagamentos via saques em lotéricas ou terminais da Caixa deixam de existir. Segundo o Ministério do Trabalho, a medida traz economia e diminui o risco de fraude.

Mais pedidos em agosto

De acordo com um relatório divulgado pelo governo federal, em agosto foram registrados 463.834 de pedidos do seguro. A quantia equivale a um aumento de 6,5%.

No entanto, se comparado a 2020, o primeiro semestre de 2021 obteve queda de 17,6% no número de pedidos do benefício. Até o mês passado, já foram registrados 4,9 milhões de brasileiros solicitando o seguro em 2021.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA