Aprovado! 14° salário do INSS avança e aumenta expectativas para liberação

Segurados do INSS podem receber mensalidade extra ainda em 2021. Nessa semana, foi aprovado um projeto de lei que tem como finalidade conceder um 14º salário da previdência social. A proposta foi validada pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Aprovado! 14° salário do INSS avança e aumenta expectativas para liberação (Imagem: RCIA Araraquara)
Aprovado! 14° salário do INSS avança e aumenta expectativas para liberação (Imagem: RCIA Araraquara)

Diante da pandemia do novo coronavírus, os aposentados e pensionistas do INSS receberam o 13º salário antecipado ainda no primeiro semestre deste ano.

Com isso, este grupo ficará descoberto em dezembro, mês em que tradicionalmente o abono é concedido. Para solucionar a questão foi elaborado um projeto solicitando o 14º salário.

INSS vai liberar 14º salário?

Mesmo sem aceitação do ministério da economia, os parlamentares se reuniram para validar a consolidação de um projeto de lei que implementa a liberação extraordinária de uma 14ª parcela concedida pelo INSS.

A proposta deveria ter sido aceita desde 2020, quando o benefício também foi antecipado, mas acabou sendo postergada para este ano. Até o momento não há confirmação de sua implementação, tendo em vista os problemas orçamentários do governo.

Caso seja aceita em outras comissões da Câmara, ela será encaminhada ao Senado, sendo necessário ainda aguardar a sanção presidencial. No entanto, a previsão é de que o presidente, Jair Bolsonaro, recuse a medida sob afirmação de que não há recursos na União para seu custeio.

O mesmo ocorreu em 2020, quando o texto foi aceito pelos parlamentares e negado pelo presidente. Isso significa dizer que a população deve apertar as contas e não garantir o recebimento do abono extra.

Salários de setembro em andamento

Enquanto o governo discute a possibilidade de um 14º salário, a população vem recebendo os abonos referentes ao mês de setembro. O pagamento começou nesta semana e se manterá ao longo dos próximos dias, confira os calendários:

Calendário para quem recebe um salário mínimo

N.º final do NIS Data de pagamento
1 24 de setembro
2 27 de setembro
3 28 de setembro
4 29 de setembro
5 30 de setembro
6 1.º de outubro
7 4 de outubro
8 5 de outubro
9 6 de outubro
0 7 de outubro

Calendário para quem recebe mais de um salário mínimo

N.º final do NIS Data de pagamento
1 e 6 1.º de outubro
2 e 7 4 de outubro
3 e 8 5 de outubro
4 e 9 6 de outubro
5 e 0 7 de outubro

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.