Aprovado! 14° salário do INSS avança e aumenta expectativas para liberação

Segurados do INSS podem receber mensalidade extra ainda em 2021. Nessa semana, foi aprovado um projeto de lei que tem como finalidade conceder um 14º salário da previdência social. A proposta foi validada pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Aprovado! 14° salário do INSS avança e aumenta expectativas para liberação (Imagem: RCIA Araraquara)
Aprovado! 14° salário do INSS avança e aumenta expectativas para liberação (Imagem: RCIA Araraquara)

Diante da pandemia do novo coronavírus, os aposentados e pensionistas do INSS receberam o 13º salário antecipado ainda no primeiro semestre deste ano.

Com isso, este grupo ficará descoberto em dezembro, mês em que tradicionalmente o abono é concedido. Para solucionar a questão foi elaborado um projeto solicitando o 14º salário.

INSS vai liberar 14º salário?

Mesmo sem aceitação do ministério da economia, os parlamentares se reuniram para validar a consolidação de um projeto de lei que implementa a liberação extraordinária de uma 14ª parcela concedida pelo INSS.

A proposta deveria ter sido aceita desde 2020, quando o benefício também foi antecipado, mas acabou sendo postergada para este ano. Até o momento não há confirmação de sua implementação, tendo em vista os problemas orçamentários do governo.

Caso seja aceita em outras comissões da Câmara, ela será encaminhada ao Senado, sendo necessário ainda aguardar a sanção presidencial. No entanto, a previsão é de que o presidente, Jair Bolsonaro, recuse a medida sob afirmação de que não há recursos na União para seu custeio.

O mesmo ocorreu em 2020, quando o texto foi aceito pelos parlamentares e negado pelo presidente. Isso significa dizer que a população deve apertar as contas e não garantir o recebimento do abono extra.

Salários de setembro em andamento

Enquanto o governo discute a possibilidade de um 14º salário, a população vem recebendo os abonos referentes ao mês de setembro. O pagamento começou nesta semana e se manterá ao longo dos próximos dias, confira os calendários:

Calendário para quem recebe um salário mínimo

N.º final do NIS Data de pagamento
1 24 de setembro
2 27 de setembro
3 28 de setembro
4 29 de setembro
5 30 de setembro
6 1.º de outubro
7 4 de outubro
8 5 de outubro
9 6 de outubro
0 7 de outubro

Calendário para quem recebe mais de um salário mínimo

N.º final do NIS Data de pagamento
1 e 6 1.º de outubro
2 e 7 4 de outubro
3 e 8 5 de outubro
4 e 9 6 de outubro
5 e 0 7 de outubro

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA