Governador da Bahia suspende volta às aulas presenciais após casos de COVID-19

Aumento do número de casos confirmados de COVID-19 no estado da Bahia faz governador adiar a volta às aulas presenciais. O plano estadual previa um retorno de 100% das atividades já no mês de outubro.

Governador da Bahia suspende volta às aulas presenciais após casos de COVID-19
Governador da Bahia suspende volta às aulas presenciais após casos de COVID-19 (Imagem/Reprodução: Prefeitura de Lauro de Freitas)

A Bahia adota o sistema hibrido de ensino desde o mês de julho desse ano. Assim, os alunos estão fazendo um revezamento entre as aulas presenciais e virtuais.

A medida foi tomada para permitir que a volta às aulas presenciais pudesse acontecer no estado ao mesmo tempo em que a ocupação das escolas fosse controlada.

Volta às aulas presenciais na Bahia

Inicialmente o planejamento do Governador Rui Costa era liberar a ocupação total das escolas já no mês de outubro, pouco mais de dois meses após a volta as aulas presenciais.

No entanto, o estado apresentou um aumento no número de casso confirmados de Covid-19, o que fez com que o governo recuasse.

“Os números vinham caindo. Caíram até dois mil casos diários. Eu já tinha acionado a Secretaria da Educação para iniciar, em outubro, as aulas 100% presenciais. Mas infelizmente, para nossa surpresa e tristeza, os números subiram bastante. Em 10 dias, subiram de 2 mil para 2.700 casos ativos, o que fez com que a gente desse um freio nesse processo de liberação e vamos aguardar o que vai acontecer nos próximos dias”, comentou Rui Costa.

Além das aulas presenciais serviços essenciais também devem ser liberados para funcionarem 100%, afirmou o governador.

“Nós vamos liberar assim que as condições sanitárias permitirem. Nossa programação, inclusive, era poder ter feito o anúncio na semana passada da liberação de jogos (com público), assim como o retorno presencial 100% às aulas. Era nosso planejamento porque os números vinham caindo. Mas, infelizmente, para nossa surpresa os números subiram bastante”, disse.

O governador também afirmou que sua equipe tem acompanhando o cenário da doença no estado, inclusive com aumento de casos da variante Delta, e que tem esperanças de que nas próximas semanas algumas atividades possam ser liberadas.

“Vamos aguardar o que deve acontecer nos próximos dias. Ontem, já deu uma queda. Então, se na próxima semana os números voltarem ao patamar de dez dias atrás, aí voltamos pro planejamento das voltas às aulas presenciais e mais flexibilizações e podemos, em 10, 20 ou 30 dias, ter boas notícias”, afirmou o governador.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.