Curitiba confirma retorno das aulas 100% presenciais na rede pública

Após determinação estadual, a capital do Paraná retoma suas aulas 100% presenciais. Pesquisa realizada pela Secretaria de Educação de Curitiba aponta preferência pelo retorno.

Curitiba confirma retorno das aulas 100% presenciais na rede pública
Curitiba confirma retorno das aulas 100% presenciais na rede pública (Imagem/Reprodução: Lucilia Guimarães/SMCS)

Mais uma cidade brasileira a ofertar as aulas totalmente presenciais, as escolas públicas de Curitiba, capital do Paraná, já voltaram a receber todos os estudantes presencialmente.

Na última quinta-feira, 23, uma resolução determinou que as escolas de todo o estado retomassem suas atividades presenciais a partir da última segunda-feira, 27, a determinação é válida para as três redes: estadual, municipal e particular.

Aulas 100% presenciais na rede pública de Curitiba

O avanço da vacinação fez com que a prefeitura voltasse a ofertar aulas 100% presenciais para os estudantes da rede pública municipal de ensino.

Com isso, 90 mil alunos retornaram para as salas de aula na última segunda-feira.

A prefeitura realizou uma pesquisa e descobriu que 70% dos pais ou responsáveis preferiam o retorno das atividades totalmente presenciais, são esses estudantes que retomam as atividades.

Enquanto isso, os outros 30% continuarão com o ensino totalmente remoto, para eles serão ofertadas videoaulas na TV Escola Curitiba e kits pedagógicos.

“Nosso objetivo é que os pais e responsáveis, pouco a pouco, se sintam seguros e organizem seu cotidiano para que todas as crianças retornem presencialmente às unidades”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Ou seja, a expectativa é que aos poucos os estudantes que estão em casa possam retornar presencialmente para as salas de aula.

A secretária também explicou que para passar do ensino remoto para o presencial, caso os pais ou responsáveis desejem, é necessário apenas fazer a notificação à escola.

Para liberar as aulas 100% presenciais a Prefeitura realizou um monitoramento do ensino híbrido desde o mês de julho.

O que continuará a ser feito agora que as aulas retornaram, afirmou a secretária:  “O monitoramento é constante, as escolas são dinâmicas e dinâmico é nosso cuidado”.

Algumas medidas de biossegurança foram adotadas para essa retomada presencial, confira abaixo as principais:

  • Uso obrigatório de máscara para profissionais e estudantes;
  • Disponibilização de totens e frascos de álcool gel;
  • Horários de entrada, saída, refeições e intervalos escalonados para evitar aglomerações;
  • Interdição de bebedouros coletivos;
  • Desinfecção de mobiliário e materiais em geral com álcool 70%.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.