Aprovado! Auxílio Brasil ganha espaço em projeto votado entre os deputados

Auxílio Brasil pode encontrar espaço no orçamento público. Nessa segunda-feira (27), os deputados aprovaram, em sessão do Congresso Nacional, mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021. O documento funciona como base para determinar os custos que a União terá ao longo dos próximos meses.

Aprovado! Auxílio Brasil ganha espaço em projeto votado entre os deputados (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Aprovado! Auxílio Brasil ganha espaço em projeto votado entre os deputados (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Há semanas os representantes do governo vêm debatendo como será custeado o Auxílio Brasil. O programa deve funcionar em substituição ao atual Bolsa Família, integrando ainda os segurados do auxílio emergencial. De acordo com as mudanças na LDO, serão ampliadas as taxações tributárias.

Congresso amplia orçamento do governo

Os parlamentares validaram mudanças no texto da LDO deste ano, o que consequentemente irá afetar os custos de 2022. Com as correções, o ministério da cidadania passará a ter recursos extras para o custeio do Auxílio Brasil, sem correr o risco de violar o teto orçamentário.

O texto aprovado é de autoria do deputado Juscelino Filho (DEM-MA), que também é relator da LDO 2022. Nele, ficou determinada a transferência de recursos para municípios com até 50 mil habitantes.

Além disso, foi aprovada a realização da reforma no imposto de renda, para que novos lucros sejam contabilizados e repassados ao novo Bolsa Família. A proposta precisa ainda ser analisada e validada pelo Senado.

“A reforma do Imposto de Renda já foi votada pela Câmara e será em breve pelo Senado. A PEC dos Precatórios deve ter tramitação acelerada para abrir espaço fiscal para o auxílio chegar e diminuir à dor das famílias que vivem na pobreza”, afirmou o deputado Juscelino Filho.

Regras de concessão do Auxílio Brasil

Auxílio Brasil: Conheça a nova ideia de Bolsonaro para dar FIM ao Bolsa Família

Benefícios ofertados no novo projeto

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile