Consulta ao 5ª lote da restituição do Imposto de Renda usando o CPF; veja como fazer

A Receita Federal paga no dia 30 deste mês, o 5º e último lote de restituição do Imposto De Renda Pessoa Física 2021. O pagamento dos lotes iniciou no dia 31 de maio. Ao todo, mais de 16 milhões de contribuintes já foram restituídos com um montante de R$6 bilhões. Veja como consultar o 5º lote utilizando o CPF.

Consulta ao 5ª lote da restituição do Imposto de Renda usando o CPF; veja como fazer
Consulta ao 5ª lote da restituição do Imposto de Renda usando o CPF; veja como fazer (Imagem: FDR)

Quem está incluído neste lote?

Neste lote estão incluídos os contribuintes que enviaram sua declaração, seja ela oficial ou retificadora, a partir do dia 15 de agosto e que não verificaram nenhum erro ou pendência no documento.

Em torno de 10 dias antes do pagamento do lote, a Receita precisa realizar a liberação, como de praxe, da consulta ao lote. Com isso, os contribuintes conseguem confirmar se vão entrar ou não neste lote.

Como consultar o 5º lote utilizando o CPF

Os contribuintes que já receberam ou que irão receber algum valor de restituição, devem receber a seguinte mensagem ao terem preenchido a declaração do IR: “Imposto a Restituir”. 

Mas, pelo site da Receita também há a possibilidade de realizar esta consulta. Os contribuintes devem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É preciso digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.

Nesta área é possível acompanhar a restituição e ter informações sobre qual lote você receberá. Se a restituição não for liberada, é necessário acessar o portal e-CAC para saber o motivo.

Caso tenha ocorrido a liberação da restituição porém o contribuinte não recebeu o valor devido, ele precisa entrar em contato com a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer instituição bancária.

O valor da restituição deve ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não efetuar o saque neste período, necessita realizar o requerimento através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.