Câmara aprova isenção do Imposto de Renda para pessoas com sequelas da COVID-19

Nesta quarta-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que concede isenção do Imposto de Renda para valores recebidos a título de aposentadoria, reforma ou pensão recebidos por pessoas com sequelas ou complicações de covid-19. Agora, o texto seguirá para o Senado.

Câmara aprova isenção do Imposto de Renda para pessoas com sequelas da COVID-19
Câmara aprova isenção do Imposto de Renda para pessoas com sequelas da COVID-19 (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com a proposta, a isenção para o IR será concedida com base em conclusão da medicina especializada. O benefício valerá mesmo que a doença tenha sido contraída após a aposentadoria, reforma ou concessão da pensão.

A isenção será proporcionada enquanto as sequelas permanecerem. Conforme a cláusula de reversibilidade indicada no projeto, o beneficiário perde a isenção ao se restabelecer.

Conforme a proposta, foi informado que uma outra matéria regulamentará os tipos, critérios para a caracterização, além das condições para a manutenção dos benefícios.

O texto apresentado considera um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em agosto do ano passado. O relatório apresentou o conjunto de sequelas mais comuns provocadas pela covid-19.

O alerta epidemiológico lista as complicações com capacidade de diminuir a capacidade laboral do paciente — de forma permanente ou temporária.
De acordo com a proposta, o benefício terá validade a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao de publicação da futura lei.

Restituição do Imposto de Renda 2021 (Como Consultar Datas, Lotes e Valores)

Isenção do Imposto de Renda para militares

Esse projeto também engloba os militares que estão na reserva remunerada entre os que possuem a isenção do Imposto de Renda — caso sejam portadores de doenças listadas na Lei 7.713/88. Entre os males, estão a cegueira, alienação mental, esclerose múltipla, tuberculose ativa, moléstia profissional.

A lei possibilita a isenção aos que estão na reforma, quando não acontecer a convocação, e para aposentados e pensionistas. O benefício também valerá para os que forem para a reserva e tiverem sequelas e complicações por conta da covid-19.

Auxílio-doença

O projeto de lei 1.100/21 também concede isenção aos segurados da Previdência Social de carência para acessar os benefícios como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez — quanto tiverem complicações ou sequelas graves de covid-19, segundo informado pela Agência Câmara Notícias.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile