Cashback: como conseguir ‘dinheiro de volta’ nas suas compras?

Pontos-chave
  • Cashback está cada vez mais popular no Brasil;
  • Ferramenta já é considerada essencial por 53% dos consumidores;
  • Ao efetuar uma compra, o consumidor recebe uma parte do dinheiro pago de volta.

Você sabe o que é cashback? É o dinheiro que o consumidor recebe “de volta” após efetuar uma compra. O cashback está se tornando um dos principais atrativos das marcas para atrair os consumidores e no movimento de digitalização das vendas. Entenda tudo sobre cashback a seguir.

Cashback: como conseguir 'dinheiro de volta' nas suas compras?
Cashback: como conseguir ‘dinheiro de volta’ nas suas compras? (Imagem Jornal Contábil)

Uma pesquisa do Serasa realizada recentemente, mostrou que 53% dos entrevistados dizem que o cashback é uma função indispensável na carteira digital de um serviço bancário, ou de um app de compras.

A pandemia fez as empresas acelerarem o processo de digitalização das vendas e cada vez mais estão em busca de oferecer mais opções de compensação para o cliente que compram em suas plataformas.

“Com essas datas especiais, o cashback tem ganhado ainda mais força e, com certeza, essa ferramenta veio para ficar nos hábitos de consumo dos brasileiros e vai ajudar muitos a pouparem na hora de ir às compras de final de ano”, disse Nara Iachan, fudadora e CMO da Cuponeria, plataforma de cupons de descontos ao Isto É Dinheiro.

O dinheiro que fica guardado no site ou aplicativo pode ser uma maneira de escapar da inflação dos preços, que vem prejudicando fortemente o poder de compra dos brasileiros e o ajuda a economizar um pouco.

“Tem sido cada vez mais difícil economizar. Com essas altas constantes nos preços de tudo, o que se conseguir economizar, ou no caso, receber de volta, é lucro. Por isso, estamos percebendo um aumento na procura por cashback, tanto por parte dos pequenos e médios empresários que querem implementar nos seus negócios, como por parte dos consumidores que enxergam nessa prática uma ajuda para aliviar o bolso e compensar esse aumento”, disse Davi Damazio, diretor geral no Brasil da myWorld, uma comunidade de compras e programa de benefícios multicanal e multissetorial.

Como a função está se tornando cada vez mais popular, é comum que dúvidas comecem a aparecer. Entenda abaixo tudo sobre o sistema e como aproveitá-lo:

O termo é exatamente o que sugere a tradução livre: dinheiro de volta. Ao efetuar uma compra, o consumidor recebe uma parte do dinheiro pago de volta. Cada plataforma define o quanto dará de cashback.

O dinheiro que volta para o consumidor pode ficar armazenado no site ou aplicativo e pode ser usado para abate o valor de compras futuras. Também é comum conceder cashback através de cupons de desconto. Em alguns casos, o dinheiro pode ser sacado.

  • Vantagens do cashback 

Tem coisa melhor do que comprar algo e receber uma parte do valor pago de volta? É exatamente isso que acontece. A ferramenta é uma maneira de economizar dinheiro na próxima compra, uma vez que o saldo fica armazenado no site ou aplicativo e você pode utilizá-lo como um desconto automático.

  • Como não cair em ciladas 

A ferramenta está ficando cada vez mais popular e as empresas estão de olho nisso. Com isso, é preciso ficar atendo para não cair em ciladas. Uma dica importante é sempre pesquisar o preço do produto que deseja comprar em outras lojas para conferir se não está pagando a mais pelo produto para poder receber o dinheiro de volta.

Para esta pesquisa, utilize sites e aplicativos de empresas reconhecidas no mercado e  que possuem uma grande base de clientes.

  • Cashback expira?

Cada aplicativo possui suas regras e podem determinar se o dinheiro expira ou não. Para ter certeza, verifique as regras de uso da plataforma.

O consignado é uma opção de empréstimo que pode ser contratado com menos burocracia
Cashback (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Méliuz é maior do segmento no país

A empresa é a maior no segmento de cashback no país. A Méliuz possui mais de 1.600 parceiros em seu aplicativo e site nos mais variados seguimentos, de mercados a farmácias.

É possível recuperar o cashback em compras online e também nas lojas físicas. Para as compras pela internet, basta selecionar no aplicativo a loja que deseja.

Após isso, é só ativar o dinheiro de volta e fazer a compra no site da loja, a partir da aba aberta do Méliuz.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.