Prova de vida do INSS deve ser feita por 4,9 milhões de segurados até 2022

INSS deve reforçar convocações para a realização da prova de vida. Nos últimos dias, um relatório da previdência social revelou que mais de 4,9 milhões de beneficiários ainda não realizaram a renovação de seus cadastros. O procedimento voltou a ser obrigatório e quando não feito pode resultar na suspensão do salário.

Prova de vida do INSS deve ser feita por 4,9 milhões de segurados até 2022 (Imagem: Reprodução / Pixabay)
Prova de vida do INSS deve ser feita por 4,9 milhões de segurados até 2022 (Imagem: Reprodução / Pixabay)

A prova de vida do INSS nada mais é do que uma renovação anual para atestar o direito de recebimento dos abonos vinculados ao órgão. Por meio dela seus servidores fazem a triagem de quem permanecerá ou não recebendo os salários, sendo identificados os beneficiários fantasmas.

Prova de vida volta a ser obrigatória

Com a pandemia do novo coronavírus, devido aos riscos de contaminação pela covid-19, o INSS tinha suspendido a obrigatoriedade da prova de vida. No entanto, nos últimos meses o procedimento voltou a ser exigido para todos os segurados.

Atualmente há 4.979.617 beneficiários que ainda não foram realizar a renovação de seus cadastros. Somente em agosto, 2,3 milhões de pessoas compareceram as agencias bancárias para atestar sua documentação.

São Paulo é a região com a maior quantidade de benefícios concedidos, são 8,1 milhão de repasses para o INSS. Desse total, 914.343 beneficiários não fizeram a prova de vida. Na sequência está Minas Gerais (570.893 com o recadastramento por fazer), Bahia (483.875) e Rio de Janeiro (402.204).

Calendário prova de vida do INSS

Mês original Mês em que deve ser feita
Até abril/2020 Junho/21
Maio e junho/20 Julho/21
Julho e agosto/20 Agosto/21
Setembro e outubro/20 Setembro/21
Novembro e dezembro/20 Outubro/21
Janeiro e fevereiro/21 Novembro/21
Março e abril/21 Dezembro/21
Maio e junho/21 Janeiro/22
Julho e agosto/21 Fevereiro/22
Setembro e outubro/21 Março/22
Novembro e dezembro/21 Abril/22
Janeiro e fevereiro/22 Maio/22
Março e abril/22 Junho/22
Maio e junho/22 Julho/22
Julho/22 Agosto/22

Como fazer a prova de vida

O cidadão pode renovar seu cadastro indo presencialmente até uma agência bancária. Nos guichês de atendimento, ele deve buscar a ficha do INSS e ao ser chamado pelo servidor exibir um documento oficial com foto solicitando a revisão de seus dados no sistema da previdência.

Há ainda a possibilidade de fazer a prova de vida online, instalando o app do Meu INSS. Nesse caso, basta selecionar a função de prova de vida e seguir o passo a passo exibido pela ferramenta para fazer seu reconhecimento facial.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.