Por meio das campanhas promocionais, uma empresa pode melhorar os resultados financeiros. Para isso, é importante que o estabelecimento se atente a alguns pontos. Conheça algumas dicas para criar promoções que aumentem o lucro da sua empresa.
Para atrair mais clientes, uma das medidas que podem ser tomadas é a redução dos preços por um período específico. Ao tomar algumas medidas, a empresa pode ser destacar no mercado.
Dicas para criar promoções que aumentem o lucro da sua empresa
- Conheça o público-alvo: Ao definir e analisar o público-alvo, a empresa terá como criar uma campanha mais assertiva. Entre os pontos a serem buscados, estão os hábitos de consumo, tipos de produtos que estão procurando e as redes sociais mais utilizadas.
- Defina o objetivo da promoção: é importante que as campanhas sejam feitas por algum motivo — e não apenas por fazer, sem o planejamento. Com o objetivo definido, será possível estabelecer as estratégias e as melhores maneiras de colocar em prática. Durante a campanha, vale verificar o desempenho da promoção. Com isso, será possível realizar possíveis ajustes.
- Estabeleça uma data de início e final: por ser uma promoção, é importante definir uma data de início e de encerramento. Caso não seja definida uma data final, os clientes poderão ver os preços como fixos, de modo a desvalorizar os itens ofertados.
- Se atente às datas especiais: geralmente, os consumidores esperam a chegada de datas especiais para realizar as compras. Entre as mais tradicionais, estão a Black Friday, Dia dos Namorados, Natal e Ano Novo. No entanto, ainda há datas menores — ou inesperadas — que podem ser exploradas pela empresa.
- Aproveite o potencial das redes sociais: para a divulgação de promoções, as redes sociais possuem um grande potencial. Por meio dessa ferramenta, a página da empresa deve realizar publicações regulares e com qualidade. Assim o perfil pode se tornar mais atrativo.
- Considere outros meios de divulgação: a empresa também pode considerar a divulgação da campanha por anúncios patrocinados no Google e redes sociais, jornais, e-mail marketing, cartazes na vitrine, entre outros.
- Tenha algum diferencial: para se destacar em meio aos concorrentes, é valido estabelecer algum diferencial. Esse aspecto pode ser uma qualidade superior, atendimento especial, especialização, entre outros.
- Prepare a equipe de vendas: para que toda a campanha aconteça da melhor forma, é importante que toda a equipe da empresa esteja alinhada. Por meio de reuniões, treinamentos, por exemplo, a preparação pode ser desenvolvida.