Nesta quarta-feira (15), o Rio de Janeiro começa a exigir a apresentação do passaporte da vacina. A capital irá exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 dos cariocas e turistas para entrar em locais de uso coletivo.
O passaporte da vacina é um documento que comprova o recebimento das duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a sequência vacinal com dose única. O Rio de Janeiro está exigindo o documento nos seguintes locais de uso coletivo:
- Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
- Vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
- Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
- Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
- Locais de visitação turística, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
- Conferências, convenções e feiras comerciais.
Os estabelecimentos serão responsáveis pela verificação do passaporte. Por enquanto, bares, restaurantes, shoppings e lojas não foram incluídos no decreto. Dessa maneira, a entrada é livre, desde que seja respeitado as regras de distanciamento social.
Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), o passaporte da vacina é o início para a reabertura do município que recebe vários turistas durante todo o ano.
Como emitir o passaporte da vacina?
Além desse documento que pode ser emitido no aplicativo e site Conecte SUS, também serão aceitos para a comprovação das doses:
- Carteira de vacinação digital do ConecteSUS;
- Caderneta física de vacinação;
- Papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde.
Os turistas e cariocas que só receberam a 1ª dose e aguardam completar a sequência devem apresentar o comprovante, confirmando que ainda não tem direito a 2ª dose. Diante disso, a prefeitura elaborou calendário com datas-limite da vacinação:
- 60 anos ou mais: 1º a 15 de setembro;
- 50 anos ou mais: 16 a 30 de setembro;
- 40 anos ou mais: 1º a 31 de outubro;
- 30 anos ou mais: 1º a 15 de novembro;
- 18 anos ou mais: após 15 de novembro.
De acordo com os decretos publicados pelo Rio de Janeiro, as medidas restritivas na cidade estão prorrogadas até o dia 20 de setembro. Nos documentos também estão especificados, o uso do passaporte da vacina:
- Para entrar em locais de uso coletivo;
- Para realizar cirurgias eletivas (não emergenciais);
- Para continuar recebendo o Cartão Família Carioca.