Pedido de isenção do Enem 2021 segue aberto até o dia 26 de setembro, quem for contemplado com a isenção participará do exame impresso. No entanto, para esses estudantes a aplicação acontece só em 2022.
Foram reabertos pedidos de isenção da taxa de participação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021, a reabertura acontece após decisão do STF.
Quem pode pedir a isenção do Enem 2021?
“Participantes isentos e ausentes do Exame Nacional do Ensino Médio 2020”, informa o INEP no edital de reabertura das solicitações.
Ou seja, podem se inscrever todos aqueles que tiveram a isenção no ENEM 2020, mas não compareceram nos dias de aplicação do exame.
Nesse novo pedido, o INEP não está exigindo documento que justifique a ausência nas provas.
Isso porque esse foi um dos pontos levantados durantes os debates sobre a reabertura, já que a maioria dos estudantes não tinha como comprovar a ausência.
O importante agora é ficar atento ao prazo de solicitação. Vale lembrar que durante o procedimento o estudante poderá solicitar o tratamento pelo nome social ou especializado.
Em ambos ele terá que anexar documentos que comprovem que ele tem direito ao recurso.
Datas diferentes para o Enem 2021
Com a reabertura dos pedidos de isenção, o INEP percebeu que seria impossível incluir esses novos participantes no calendário atual do exame.
Com isso, quem se inscrever agora irá fazer as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com os participantes do ENEM PPL.
Como as provas são em datas diferentes, os itens delas também serão.
Para os demais, que já estavam inscritos, a aplicação segue nas mesmas datas, ou seja, 21 e 28 de novembro.
Solicitação de isenção no Enem 2021
A solicitação pode ser feita na Página do Participante, resolver o desafio e inserir os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, entre outros.
Durante o pedido o estudante terá que realizar todo o procedimento necessário para se inscrever.
Como responder ao questionário socioeconômico e escolher a língua estrangeira da sua prova.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .