Enem 2021 publica duas datas de aplicação das provas para novos inscritos

Estudantes devem ficar atentos aos prazos do Enem. Com a chegada do fim do ano, está cada vez mais próximo dos vestibulandos realizarem o exame nacional do ensino médio. Ele é visto como a principal porta de entrada nas maiores universidades públicas do país. Abaixo, acompanhe seu calendário.

Enem 2021 publica duas datas de aplicação das provas para novos inscritos (Imagem/Reprodução: Notícias ao Minuto)
Enem 2021 publica duas datas de aplicação das provas para novos inscritos (Imagem/Reprodução: Notícias ao Minuto)

O Enem 2021 está há poucas semanas de ser realizado. Os alunos farão as provas nos dias 21 e 28 de novembro, podendo optar pela modalidade imprensa ou digital.

As questões serão as mesmas, porém a edição novamente conta com duas dinâmicas para evitar as aglomerações tendo em vista a permanência da covid-19.

Aqueles que forem aceitos no novo prazo para solicitar a isenção do Enem, que agora termina em 26 de setembro, farão a prova nos dias 9 e 16 de janeiro, junto com os inscritos na versão PPL (privados de liberdade).

Confira o cronograma:

  • Inscrições: 30/6 a 14/7
  • Pagamento da inscrição: até 19/7
  • Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
  • Provas: 21 e 28/11

Funcionamento do Enem digital

Quem optar por fazer a prova pela internet, deve ficar atentos aos riscos de cancelamento. O aluno não pode ser identificado recorrendo a qualquer tipo de consulta, sendo a aplicação do exame feita presencialmente em uma instituição de ensino parceira.

É preciso exibir documento oficial com foto, cartão de inscrição e não estar com nenhum tipo de aparelho eletrônico.

O candidato deve escolher, na inscrição, se deseja fazer a versão impressa (tradicional) ou a informatizada. A definição do local de aplicação é feita pelo Ministério da Educação, levando em consideração o local mais perto da residência do aluno.

Disciplinas e horários

21 de novembro

O candidato deverá fazer:

  • 45 questões de linguagens;
  • 45 questões de ciências humanas;
  • e redação.

28 de novembro

A prova tem meia hora a menos:

  • 45 questões de matemática
  • e 45 questões de ciências da natureza.

Horário de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Divulgação dos resultados

As notas serão lançadas a partir de janeiro de 2022, junto com a abertura do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Por meio dele, os estudantes devem passar a se vincular as instituições públicas para pleitear uma vaga.

Para mais informações sobre o Enem e demais vestibulares nacionais, acompanhe nossa página exclusiva das seleções.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.