Matrícula na lista de espera do FIES termina esta semana; saiba como fazer

Nesta sexta-feira, 17 de setembro, acaba o prazo para o preenchimento das vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As oportunidades são válidas para este segundo semestre de 2021 para os candidatos pré-selecionados na lista de espera do programa.

Matrícula na lista de espera do FIES termina nessa semana; saiba como fazer
Matrícula na lista de espera do FIES termina nessa semana; saiba como fazer (Foto: FIES)

Essa seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

Na lista de espera a chamada é feita por ordem de classificação. Os participantes da lista de espera devem acompanhar sua eventual pré-seleção e complementar sua inscrição, na página do Fies, no prazo de três dias úteis. Caso contrário, a vaga passa para o próximo candidato da lista.

Lista de espera

A lista de espera é uma segunda chamada para aqueles que não foram selecionados na primeira. 

Na primeira opção de curso podem se inscrever os estudantes que não foram pré-selecionados ou foram na segunda opção de curso, mas não formaram turma.

Já na segunda opção, podem se inscrever os estudantes que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso, independente do motivo.

Para realizar sua matrícula o estudante deve estar atento ao site da universidade em que se candidatou e quais os documentos são exigidos pela mesma para a sua confirmação na vaga.

Quem pode ter acesso ao Fies?

Os estudantes que desejam ter acesso ao fundo, é preciso ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter realizado uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010.

Atingindo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação.

O que é o Fies?

O Fies é um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas.

O programa hoje, possui duas categorias: a primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. 

A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Qual o financiamento oferecido?

O programa oferece financiamento com:

  • Juro zero: voltado a estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
  • Juros variados (P-Fies): direcionado a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!