Quem tem direito em pedir a isenção do Enem 2021? Novo prazo foi aberto

Pedido de isenção do Enem 2021 segue aberto até o dia 26 de setembro, quem for contemplado com a isenção participará do exame impresso. No entanto, para esses estudantes a aplicação acontece só em 2022.

Quem tem direito em pedir a isenção do Enem 2021? Novo prazo foi aberto
Quem tem direito em pedir a isenção do Enem 2021? Novo prazo foi aberto (Imagem/Reprodução: Quero Bolsa)

Foram reabertos pedidos de isenção da taxa de participação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021, a reabertura acontece após decisão do STF.

Quem pode pedir a isenção do Enem 2021?

Participantes isentos e ausentes do Exame Nacional do Ensino Médio 2020”, informa o INEP no edital de reabertura das solicitações.

Ou seja, podem se inscrever todos aqueles que tiveram a isenção no ENEM 2020, mas não compareceram nos dias de aplicação do exame.

Nesse novo pedido, o INEP não está exigindo documento que justifique a ausência nas provas.

Isso porque esse foi um dos pontos levantados durantes os debates sobre a reabertura, já que a maioria dos estudantes não tinha como comprovar a ausência.

O importante agora é ficar atento ao prazo de solicitação. Vale lembrar que durante o procedimento o estudante poderá solicitar o tratamento pelo nome social ou especializado.

Em ambos ele terá que anexar documentos que comprovem que ele tem direito ao recurso.

Datas diferentes para o Enem 2021

Com a reabertura dos pedidos de isenção, o INEP percebeu que seria impossível incluir esses novos participantes no calendário atual do exame.

Com isso, quem se inscrever agora irá fazer as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com os participantes do ENEM PPL.

Como as provas são em datas diferentes, os itens delas também serão.

Para os demais, que já estavam inscritos, a aplicação segue nas mesmas datas, ou seja, 21 e 28 de novembro.

Solicitação de isenção no Enem 2021

A solicitação pode ser feita na Página do Participante, resolver o desafio e inserir os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, entre outros.

Durante o pedido o estudante terá que realizar todo o procedimento necessário para se inscrever.

Como responder ao questionário socioeconômico e escolher a língua estrangeira da sua prova.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.