Alguns países e estados estão solicitando o Passaporte da vacina para os turistas. Com esse documento é possível comprovar o recebimento da sequência vacinal contra a Covid-19. O Passaporte pode ser emitido no aplicativo do Ministério da Saúde: Conecte SUS.
O Passaporte da vacina é disponibilizado gratuitamente no aplicativo ou site Conecte SUS. O documento pode ser usado para comprovar as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única.
Dessa maneira, só terá direito ao Passaporte da vacina os brasileiros que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. O Passaporte, assim como o Comprovante de vacinação, pode ser emitido no Conecte SUS.
A plataforma permite que os cidadãos vejam todos os dados da vacina contra a Covid-19, como lote, data de validade, local de aplicação, entre outros dados. Além disso, a plataforma dar acesso às informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Conecte SUS foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo mostrar informações gerais de cada cidadão. Sendo assim, apresenta a carteira de vacinação digital, o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19 e o Passaporte da vacina.
Além disso, ele pode reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.
O Ministério da Saúde informou que com o passar do tempo o Conecte SUS será atualizado com mais informações gradualmente. Com isso, deve apresentar os demais imunizantes aplicados pelo SUS.
Como emitir o Passaporte da vacina no Conecte SUS?
O Passaporte é disponibilizado no site e aplicativo, mas pode ser baixado no formato PDF, sendo que todos têm validade de 12 meses. Veja abaixo o passo a passo de como emitir o documento:
- No site ou no aplicativo, clique na aba “vacinas”;
- Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses);
- Em seguida, clique em “Passaporte da vacina” (essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal).
O app pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com o sistema operacional iOS ou Android. Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do Governo Federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço Cadastro Acesso Gov.br ou diretamente no aplicativo.