Em Palmas, os contribuintes que optaram por pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 de forma parcelada, tem até hoje, 15, para pagar a parcela referente a sétima cota.
Os carnês foram enviados para os contribuintes no início deste ano, mas também estão disponíveis para download no portal da Prefeitura. Também é possível retirar o carnê pessoalmente em uma das três unidades do Resolve Palmas, na Avenida JK, Taquaralto ou Capim Dourado Shopping.
O pagamento do imposto pode ser efetuado em agências lotéricas, nos bancos conveniados e também nos caixas eletrônicos e aplicativos de Internet Banking.
Também estão inclusos no valor do boleto, a taxa de coleta de lixo e a contribuição para iluminação pública (Cosip).
Calendário de pagamentos do IPTU 2021 Palmas
- Sétima parcela: 15 de setembro de 2021
- Oitava parcela: 15 de outubro de 2021
- Nona parcela: 15 de novembro de 2021
- Décima parcela: 15 de dezembro de 2021
IPTU
O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é uma cobrança brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana.
Ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana.
Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título.
Como o IPTU recai sobre a propriedade, o contribuinte deverá o imposto em todos os imóveis que estejam em seu nome. Se for um, paga imposto só de um; se forem dez, paga imposto de dez -cada um com seu valor específico.
As regras para isenção do IPTU variam de cidade para cidade. Em algumas locais, os aposentados e pensionistas pagam menos. Outras dão isenção pelo valor da propriedade.