IPTU em Novo Hamburgo tem projeto de reajuste aprovado; aumento chega a 300%

Nesta segunda, 13, em Novo Hamburgo, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei do Poder Executivo que atualiza a planta genérica de valores na cidade. Com isso, o valor do IPTU pode ser reajustado no ano que vem para grande parte dos imóveis. Em alguns casos, este reajuste podem chegar a 300%.

IPTU em Novo Hamburgo tem projeto de reajuste aprovado; aumento chega a 300%
IPTU em Novo Hamburgo tem projeto de reajuste aprovado; aumento chega a 300% (Imagem FDR)

Outra mudança trazida pelo Projeto de Lei é o ajuste do Código Tributário Municipal, que procura corrigir distorções. O projeto precisa passar pela aprovação em uma segunda votação antes de ser sancionado pela prefeita Fatima Daudt (PSDB).

É projetado que a arrecadação proveniente do IPTU cresça de R$55 milhões este ano, para R$145 milhões até 2026 a partir desta atualização de valor venal. 

Para aprovar o aumento, a prefeitura alegou que a atualização da planta genérica de valores é uma orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Contas.

Este apontamento acontece desde 2018 e fala da necessidade urgente do município em adotar a medida, deixando o valor venal dos imóveis parecido com o de mercado. 

O valor venal é aquele pelo qual um imóvel é comercializado em condições normais de mercado e que é utilizado como base de cálculo para o IPTU. Desta forma, se ele passar por reajuste, o imposto também passa.

A Prefeitura disse ainda que para causar menos impacto à população, o valor será parcelado em cinco vezes a partir de 2022, com no máximo 20% de reajuste, mais as correções de inflação.

Oposição critica aumento

O aumento foi criticado por vereadores da oposição que consideraram o momento inadequado para realização da atualização do valor venal dos imóveis. 

“Vamos votar um aumento de IPTU na cidade de Novo Hamburgo. Um aumento que pode chegar até 300% e isso está na fala da procuradora do Município. Foi o Executivo que veio falar isso aqui na Casa. Hoje, a inadimplência em NH é 30%, você imagina com este aumento? As pessoas vão ter que vender o imóvel para pagar o IPTU”, disse Gustavo Finck (PP), pela oposição. 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

IPTU em Novo Hamburgo tem projeto de reajuste aprovado; aumento chega a 300%

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA