- A plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social, Meu INSS, foi desenvolvida para ofertar diversos serviços de forma online aos segurados;
- O Meu INSS está disponível para aparelhos móveis, como smartphones e tabletes, que possuam o sistema operacional Android ou iOS;
- Além disso, pode ser acessado pelo computador, através do site;
A plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social, Meu INSS, foi desenvolvida para ofertar diversos serviços de forma online aos segurados. Com o aplicativo, ou no site, é possível consultar e solicitar benefícios, realizar agendamentos e emitir extrato, entre outras funções.
O Meu INSS está disponível para aparelhos móveis, como smartphones e tabletes, que possuam o sistema operacional Android ou iOS. Além disso, pode ser acessado pelo computador, através do site.
Para isso é preciso ter ou fazer o cadastro e obter a senha, no próprio site ou aplicativo. No cadastro será solicitado o número do CPF, nome completo, data de nascimento e algumas outras informações. Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
- Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
- Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
- Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
- Crie uma senha pessoal segura;
- Confirme os dados pessoais.
Serviços disponíveis no Meu INSS
- Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
- Agendamentos e solicitações;
- Agendar perícia médica;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Auxílio-doença;
- Benefícios Assistenciais;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Calendário de Pagamento;
- Carta de Concessão;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Declaração de Benefício do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Encontre uma Agência;
- Enviar documentos digitalizados;
- Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Extrato de empréstimos consignados;
- Extrato de pagamento de benefícios;
- Extrato do imposto de renda;
- Pedido de aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Prova de Vida Digital;
- Recurso e revisão;
- Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Salário maternidade;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
- Simulador de aposentadoria;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Verificar Autenticidade de Documentos;
- Entre outros.
Remarcar Perícia Médica no Meu INSS
A perícia médica do INSS é usada para a liberação de diversos benefícios, como Auxílio-acidente, Benefício por Incapacidade Temporária, Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por invalidez) e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Veja como agendar:
- Acesse o Meu INSS;
- Faça login no sistema;
- Escolha a opção “Agende sua Perícia”;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.
Porém, por motivos de força maior, o segurado não pode comparecer no dia indicado para a perícia. Diante disso, é necessário realizar o reagendamento de maneira remota, seja pela plataforma Meu INSS ou pelo Central 135. Para isso:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “Agendar perícia”;
- Selecione a opção “Remarcar perícia”.
O reagendamento da perícia deve ser feito até um dia antes da data marcada. Porém, caso o não atendimento seja por causa do fechamento da agência, os servidores do INSS serão responsáveis por fazer a remarcação.
Nesse caso, a nova data deve ser informada até às 12h do dia seguinte. Para confirmar o reagendamento, os segurados devem acessar o Meu INSS ou a Central 135, a partir das 13h do dia seguinte. Para isso:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “Agendamentos/solicitações”;
- Verifique a data e o local.
O mesmo se aplica nas situações em que a perícia do INSS não possa ser realizada devido à ausência do perito médico ou por problemas no sistema do INSS.
Em caso de segurado acamado, a recomendação é que algum responsável ou procurador vá até o INSS no dia agendado ou até sete dias depois desta data para solicitar a perícia hospitalar.
Gerar o extrato no Meu INSS
- Acesse o portal Meu INSS ou baixe o aplicativo (disponível para Android e iOS);
- Faça seu login ou se for o seu primeiro acesso, faça o cadastro;
- Clique em “Do que você precisa?”;
- Agora, escreva o nome do serviço “Extrato de Pagamento de Benefício”;
- Aperte o ícone de lápis para selecionar os meses desejados para o extrato;
- Clique em “Baixar PDF”.
Solicitar benefícios do INSS
- Faça o login no site ou app Meu INSS;
- Selecione a opção “Serviços”;
- Clique em “Benefícios”;
- Em seguida, selecione a opção “Agendamento/Solicitações”;
- Nessa área, clique em “Novo requerimento”;
- Selecione o benefício desejado;
- Em seguida, aperte o botão “Avançar”;
- Analise e preencha o formulário com suas informações;
- Anexe os documentos solicitados;
- Depois, clique em “Avançar”;
- Faça o agendamento da perícia médica, caso seja necessário;
- Por fim, clique em “Gerar comprovante”.