Caiu no pente fino do INSS? Saiba quais documentos apresentar para liberação

O orçamento destinado à Previdência Social foi cortado neste ano. Por causa disso, foi preciso realizar cortes nos benefícios dos segurados. Assim será feito o pente fino do INSS, com o objetivo de cortar despesas. Veja quais documentos apresentar para se proteger do pente fino.

Caiu no pente fino do INSS? Saiba quais documentos apresentar para liberação
Caiu no pente fino do INSS? Saiba quais documentos apresentar para liberação (Imagem: Arquivo CORREIO)

Esse procedimento é realizado pelo Instituto, sempre que demonstra indícios de irregularidade nos pagamentos. Desta forma, os aposentados e pensionistas são informados que o seu benefício está sendo analisado.

Como funciona o pente-fino?

O pente-fino pode ocasionar no bloqueio ou cancelamento do benefício. Porém, o órgão entra em contato para o envio de documentações para garantir o direito ao pagamento.

É necessário que os segurados mantenham seus dados atualizados, principalmente as informações úteis para que o órgão consiga entrar em contato, como endereço e números para contato.

O INSS pode enviar carta ou e-mail. Depois da notificação, o segurado tem o prazo de até 60 dias para apresentar os documentos solicitados

O que fazer caso eu caia no Pente-Fino?

Verifique os documentos pedidos pelo INSS na comunicação (cumprimento de exigências) que foi enviada para você, principalmente se você estiver recebendo um benefício por Incapacidade.

É preciso que você tenha em mãos todos os seus atestados, receitas e exames atualizados para conseguir comprovar que você é incapaz para trabalhar.

Reúna toda a documentação e analise se não faltou nada. Feito isso, você deve entrar no site do Meu INSS e utilizar o serviço “Cumprimento de Exigência”.

Ao acessar o serviço, siga os procedimentos indicados pelo site a fim de anexar toda a sua documentação.

Existe também a possibilidade de realizar o cumprimento de exigência pessoalmente, entregando todos os seus comprovantes nas mãos dos servidores do INSS.

Pente-fino do INSS para benefícios com mais de dez anos

O instituto tem o prazo de até 10 anos para efetuar a revisão da aposentadoria e pensão concedida. Após esse período, a análise não é mais permitida, com exceção de indício de fraude ou má-fé.

Nessa situação, depois de dez anos, os beneficiários poderão ser convocados para apresentar alguma exigência.

Caso tenha alguma solicitação de documentos, estes devem ser enviados. Se os documentos solicitados não puderem ser entregues a orientação é preciso buscar os órgãos públicos responsáveis pelo mesmo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!