Para quem está em busca de oportunidades de emprego, as dicas para montar um ótimo perfil profissional no LinkedIn são indispensáveis. A plataforma é acessada todos os dias, por empresas e corporações em busca de novos talentos. Abaixo, é possível conferir uma lista de pontos importantes na hora de montar o perfil.
A rede social que reúne líderes, recrutadores e profissionais ativos no mercado de trabalho, é uma ótima ferramenta para quem está em busca de novas oportunidades.
O LinkedIn funciona com mais de 690 milhões de usuários, é prático e fácil de ser usado, além de ser gratuito e acessível.
Para profissionais que valorizam o networking, um bom perfil na plataforma é muito importante para impulsionar as vagas em empresas e multinacionais. A tendência está presente em vários países do mundo e no Brasil não seria diferente.
Contudo, é muito importante saber como montar o currículo online, através do LinkedIn. A apresentação fortalece a marca pessoal e facilita o acesso a novas oportunidades de emprego pelo mercado de trabalho.
Além disso, a plataforma também oferece trocas de experiências com outros profissionais, o que ajuda a criar uma rede de contatos na área desejada.
O recrutamento social é uma realidade, principalmente depois da pandemia gerada pela Covid-19, onde o contato pessoal ficou mais difícil. Por isso, profissionais que estão em busca de novas experiências devem divulgar suas habilidades no perfil.
Como montar um bom perfil profissional
O mais importante nessa etapa é informar todas as habilidades, além de outras informações pessoais. Contudo, é necessário que os candidatos mantenham a sinceridade, para não serem prejudicados futuramente.
O passo a passo é:
- Utilizar foto profissional;
- Configurar a imagem de fundo;
- Título de apresentação;
- Publicar informações importantes pessoais na opção “Sobre”;
- Informar todas as experiências e formações;
- Incluir competências;
- Atualizar sempre que possível;
- Declarar recomendações de outros profissionais;
- Investir em conteúdo original.
Informações sobre trabalhos voluntários, licenças e certificados, publicações de artigos e livros, projetos relevantes, idiomas fluentes e organizações envolvidas também são bem-vindas para compor um bom perfil na plataforma.