IPVA da Bahia vence este mês para placas de final 9 e 0; confira datas

Termina no fim deste mês, o prazo para os motoristas de veículos com placas final 9 e 0, pagarem o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 na Bahia. As informações são da Sefaz-BA (Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia).

IPVA da Bahia vence este mês para placas de final 9 e 0; confira datas
IPVA da Bahia vence este mês para placas de final 9 e 0; confira datas (Imagem: Meneguini/Secom-MT Arquivo)

Os proprietários de veículos com placas 9 e 0 que parcelaram o tributo em três vezes devem quitar a segunda cota até 29 e 30 de setembro, respectivamente.

Como pagar o IPVA 2021 Bahia

Para pagar o imposto, o contribuinte pode ir até uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco, ou Bancoop. Ele deve ter em mãos o número do Renavam. Os pagamentos relacionados a taxa de licenciamento e às multas de trânsito devem ser quitadas até a data de vencimento da terceira parcela.

Débitos anteriores do IPVA que ainda não foram notificados também podem ser parcelados em até três parcelas, junto com o IPVA 2021. Porém, quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

Em caso de dúvidas, acesse o site da Sefaz Bahia, Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA, ou pelo call center da Sefaz-Ba, no 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo) e no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Finalidade do IPVA

20% do valor arrecadado pelo tributo é remetido para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). E o restante é dividido em 50% para o estado, e a outra parte fica para o município de registro do veículo.

A quota-parte estadual compõe o orçamento do ano e, sendo assim, é direcionada para as várias áreas de atuação do estado, como a saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Importância de estar em dia com o IPVA

Os contribuintes que ficam inadimplentes com o tributo não conseguem licenciar o veículo, deixando o bem vulnerável a apreensão.

Segundo o Creditas, o não pagamento ainda incide em mais encargos, como multas e juros. Além disso, o dono do veículo pode ter o CPF incluso nos cadastros de proteção ao crédito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.