Por que única vacina aplicada na 3ª dose será a Pfizer? Reforço começa esse mês

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que não recomenda o uso dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac ou Janssen para a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Mas recomenda, preferencialmente, o uso da Pfizer.

Por que única vacina aplicada na 3ª dose será a Pfizer? Reforço começa esse mês
Por que única vacina aplicada na 3ª dose será a Pfizer? Reforço começa esse mês (Imagem: Jornal de Notícias)

De acordo com o ministro Queiroga, a recomendação é que seja aplicada apenas a vacina da Pfizer. Junto com a AstraZeneca, essas possuem registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Marcelo Queiroga afirmou também que a Coronavac não será usada para aplicação da 3ª dose, assim como todas as vacinas sem o registro definitivo da Anvisa. Os imunizantes Coronavac e Janssen têm apenas autorização para uso emergencial.

Segundo as palavras do ministro, por uma questão de segurança, não é recomendado utilizar nenhum imunizante além da Pfizer. Essa é uma decisão tomada pelo grupo técnico do Ministério da Saúde.

Na quarta-feira (1), o governo de São Paulo divulgou o calendário de vacinação da 3ª dose contra a Covid-19. Serão imunizados primeiramente os idosos com mais de 90 anos e pessoas imunossuprimidas.

A 3ª dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será aplicada nos idosos que completaram o esquema vacinal há, no mínimo, seis meses. No caso das pessoas imunossuprimidas, o recomendado é ter tomando a 2ª dose ou dose única há, no mínimo, 28 dias. São considerados imunissuprimidos:

  • Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoides e/ou ciclofosfamida;
  • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
  • Pessoas com lúpus;
  • Pessoas com artrite reumatoide;
  • Demais pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas.

O calendário da 3ª dose da vacina n Estado de São Paulo terá início nesta segunda-feira (6). A partir do dia 13, a imunização de reforço será aplicada em idosos entre 85 e 89 anos. E a partir do dia 20, receberá a dose os idosos entre 80 e 84 anos.

No dia 20 a aplicação será em pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos. Dia 27 de setembro a vacinação será nos paulistas entre 70 e 79 anos. Por fim, as pessoas com 60 até 69 anos serão vacinadas a partir do dia 4 de outubro.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 13

Por que única vacina aplicada na 3ª dose será a Pfizer? Reforço começa esse mês

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA